PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Cardozo já enfrenta oposição entre advogados-gerais na AGU

Por Sonia Racy
Atualização:

José Eduardo Cardozo não teve nem tempo de "comemorar" a saída do Ministério da Justiça -- e das pressões e cobranças de Lula e do PT -- e já depara com oposição organizada, na AGU, contra sua chegada. Em comunicado, na noite desta segunda, 29, o Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional define como "retrocesso inaceitável" sua escolha por Dilma ignorando as indicações da área em lista tríplice e as regras habituais.

PUBLICIDADE

Na corrida contra o tempo, o Sinprofaz chegou a fazer assembleia e nomeou rapidamente uma lista tríplice com os nomes de Lademir Rocha (procurador do BC), Galdino Dias Filho e Carlos Coutinho (procuradores federais). A presidente sequer tomou conhecimento.

"É com grande pesar e surpresa que os milhares de membros da advocacia pública federal recebem a notícia que a presidente da República escolheu o Advogado-Geral da União mediante um processo político que ignorou completamente a Lista Tríplice apresentada, incorrendo ainda no equívoco de nomear alguém de fora das carreiras que compõem a Advocacia-Geral da União", diz a entidade em sua nota.

E o presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, Anamatra, Germano Siqueira, disse à coluna que Cardozo "tem o perfil adequado" para fazer "uma democratização interna" da AGU, mas para o futuro, espera que "se faça a indicação dos advogados-gerais a partir do consensos formados na própria carreira"

 

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.