PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

BRASIL, COME HOME

Por Sonia Racy
Atualização:

 Foto: Marina Malheiros

Há 22 anos atuando na política externa americana, dois deles como conselheiro político em Brasília, Ricardo Zuniga assumiu a cadeira de cônsul dos EUA em São Paulo com três prioridades na agenda. Uma, lutar para simplificar a concessão de vistos. Outra, aumentar o intercâmbio cultural. Terceira, ampliar o comércio. Ele considera "underperforming", ou seja, muito abaixo do ideal, o atual volume de trocas, em torno dos US$ 100 bilhões. Habilidade para a missão não lhe falta. Entre outras coisas, ele ajudou a negociar, nos últimos anos, a reaproximação de Cuba com os Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Zuniga se diz otimista ao perceber "a visão global de muitas empresas brasileiras", que mudaram o enfoque da economia interna para um modelo exportador - mas sem esquecer do... custo Brasil. E a questão dos vistos, ressalta, não é só de imigração, mas de segurança. Nesta entrevista à coluna, ele afirma: o Congresso de lá "tem papel decisivo no assunto, e não gosta da ideia de se baixar a guarda" quanto à segurança nacional.

Quais considera os maiores desafios de sua missão? O importante é avançar a relação, concretizar o que sinalizaram os presidentes Obama e Dilma Rousseff em junho. No consulado, vejo três temas importantes. O processo dos vistos precisa tornar-se rápido e flexível. Temos de elevar o intercâmbio cultural - Brasil e EUA são duas potências no soft power.

E a terceira missão? É o comércio. Que acho mais importante que nunca, pois queremos incrementar. O potencial é bem mais elevado que os atuais UD$ 100 bilhões. O papel do Brasil na economia dos EUA vem crescendo de forma notável, pelos investimentos de empresas brasileiras. E elas têm uma visão global, com um enfoque que já está passando da economia interna para outra, bem diferente, de país exportador.

Acha que o Brasil é um país fechado? Vejo que elementos do modelo industrial brasileiro estão mudando para um outro, bem mais aberto, com multinaci0nais de presença global. Para tanto, a prioridade tem de ser na produtividade. E, claro, com isso o modelo tem de ter mais fluidez, para dentro e para fora.

Publicidade

Empresários brasileiros falam de dificuldades, de "barreiras invisíveis" para se entrar lá. Isso pode ser discutido também? O setor privado de ambos os lados pode acionar os governos para eliminar qualquer barreira técnica que exista. O ponto essencial é que a aposta dos EUA no mercado do Brasil é fundamental. Estamos apostando no Brasil. É isso. Fala-se muito do custo Brasil, mas se fala disso também em qualquer outro país. Precisamos buscar formas de reduzir esse custo, o que está relacionado diretamente com produtividade. O país tem de ganhar é na produtividade, para ser exportador e ter uma economia balanceada. E o custo do trabalho é diferente em diferentes áreas, sabemos.

Que tipo de cenário imagina para o futuro dessa relação? Para nós, o alvo é duplicar o intercâmbio entre os dois países. Queremos um mercado ativo, forte, para o qual os EUA possam vender, e serem igualmente um bom mercado. O caso da Embraer é marcante. A maior parte de suas vendas é no mercado americano e a relação é ótima, eles têm uma parceria com a Boeing. A GM vai fazer investimentos fortes aqui. A GE mantém centro de pesquisa. Tudo isso é um ciclo longo, mas o relacionamento é que importa.

E os vistos, não havia um plano de acabar com eles? Isso é um assunto no longo prazo. Temos uma regulamentação e uma lei que estabelece as condições para o visa waiver, o programa de isenção.

Quais países já o têm? A maiorias dos europeus, não todos. A Argentina tinha e perdeu. O caso é que nosso Congresso é cético quanto ao programa de isenção, seja com que país for, porque implica em baixar a guarda quanto à movimentação de pessoas. Não é só questão de imigração, mas de segurança, de se ter certeza de quem é que está entrando no país. A lei requer um forte sistema de checagem de nomes. Nos EUA é preciso ter certeza se uma pessoa pode representar algum perigo. Isso foi negociado por muitos anos com a União Europeia, por exemplo. Mas há um dado geral: temos uma média de recusa de vistos em torno dos 3%.

Qual a média do Brasil? Há outros com média alta? Como o Oriente Médio? A média do Brasil é bastante baixa. Quanto à de outros países, isso muda conforme o período do ano. No Oriente Médio não é tanto, porque só um certo setor da população é que pede. Aqui, estamos trabalhando isso de forma séria. É importante o lado brasileiro entender os requisitos do Congresso. Veja, são uns 3.500 vistos emitidos por dia. No Brasil, hoje, é menos de uma semana para agendar, outros dois ou três dias para finalizar. No máximo dez dias. Já foi bem pior que isso.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.