Bolsonaro tem histórico estatizante ou liberal? Circula vídeo de Pérsio Arida sobre o assunto

Sonia Racy

09 de março de 2021 | 00h50

PERSIO ARIDA. FOTO: NILTON FUKUDA/ESTADÃO

PÉRSIO ARIDA. FOTO: NILTON FUKUDA/ESTADÃO

Na linha vale a pena ver de novo, circula no meio financeiro vídeo com rara entrevista – anterior à eleição de Bolsonaro – dada por Pérsio Arida.

Um dos responsáveis pelo Plano Real, o economista faz uma pergunta ao entrevistador da Infomoney, criada pela XP. “O que é que um investidor faz quando ele vai investir? A primeira coisa que ele faz é perguntar pelo track record do administrador, ver se ele está investindo em um fundo que tem uma boa história”, raciocina Arida, ressaltando que os interessados procuram saber se o fundo que performou bem em momentos de crise.

…é amigo…

O track record de Bolsonaro mostrava naquele setembro de 2018, que o então deputado havia votado contra: o Plano Real, a quebra do monopólio das telecomunicações e da Petrobrás, a reforma administrativa que impunha teto de gastos e limites para os servidores públicos. Bem como contra o cadastro positivo.

…é crítico…

Na outra mão, Bolsonaro votou a favor do regime especial de aposentadoria pra deputados e senadores.

…ou o que

Para Arida, Bolsonaro tinha “track record estatizante”. E na mesma entrevista, pergunta: “Será que Bolsonaro estava andando na estrada de Damasco, teve uma iluminação divina e se tornou liberal porque conversou com Paulo Guedes? Ledo engano. O Bolsonaro é estatizante, tanto estatizante quanto… a esquerda”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.