PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Biblioteca Brasiliana é 'vice' no prêmio Oscar Niemeyer

Por Sonia Racy
Atualização:

DIVULGAÇÃO 

A Biblioteca Brasiliana, localizada na USP, obteve o segundo lugar do Prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana -- criado este ano e que premia as melhores criações de arquitetura do continente. O vencedor anunciado na quinta-feira em Quito, no Equador, foi o Lugar da Memória, museu plantado no bairro de Miraflores, em Lima, no Peru.

PUBLICIDADE

A premiação será na quarta-feira, 16,e os 20 melhores projetos serão expostos a partir desta segunda, na Casa da Cultura de Quito.

Criada pelo escritório Mindlin Loeb + Dotto e Eduardo de Almeida, a Brasiliana foi o único projeto brasileiro entre os três primeiros. O Prêmio Oscar Niemeyer, bancado pela Rede de Bienais de Arquitetura da America Latina, será dado a cada dois anos, em reconhecimento ao melhor projeto do período, levando em conta a proposta arquitetônica, os recursos tecnológicos e sua relação com o contexto.

Tendo como acervo central a doação da biblioteca do casal Guita e José Mindlin, a Brasiliana abriga a maior coleção particular do País -- cerca de 17 mil títulos e 40 mil volumes. O moderno complexo recebeu também o acervo do Instituto de Estudos Brasileiros, IEB, e dispõe de livraria, auditório, sala de exposições e cafeteria.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.