EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

BB: ser ou não será

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Investidores continuavam ontem desorientados sobre o que fazer com suas ações do Banco do Brasil. Afinal, até bem pouco tempo atrás, quando o BB comprou a Nossa Caixa, Lula afirmou que a instituição deveria crescer, para concorrer de igual para igual com os bancos privados. Dentro desse espírito, na mais autêntica prática capitalista, o BB comprou parte do Banco Votorantim e carteiras de bancos menores.

PUBLICIDADE

Agora vem o governo e diz que lucro não é o objetivo do banco. Fica a pergunta: como vão se comportar funcionários do BB com poder de decisão? Vão cumprir as metas estabelecidas? O que será que o BB quer ser quando e se crescer?

Os juros e spreads no Brasil são, sim, estratosféricos e não há explicações claras e convincentes para essa distorção.

Mas será que um takeover direto do governo, interferindo em uma estatal de economia mista que é obrigada a dar satisfações ao mercado, vai melhorar as coisas?

O que se teme, no mercado financeiro, é que o BB volte aos antigos desmandos que, a duras penas, foram extirpados no governo FHC. Com a demissão de 15 mil pessoas e com aporte de US$ 8 bilhões, pelo Tesouro, para tapar o gigantesco buraco de anos de administrações influenciadas pela União. Por isso, a reestruturação promovida no BB nos anos 90 incluiu um redesenho estrutural que previa uma blindagem contra interferências externas, fortalecendo as áreas técnicas.

Publicidade

Isso acabou na administração Lula. Segundo um ex-BB, petistas de carreira subiram mais que rapidamente na instituição e hoje constituem maioria importante em comitês de crédito.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.