EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Azevêdo, na OMC, à espera da equipe de comércio de Trump

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

Roberto Azevêdo, reeleito para um segundo mandato na OMC, espera que a equipe da área de comércio de Trump seja formada o quanto antes "para que possamos começar a conversar e a trabalhar juntos."

PUBLICIDADE

Existe risco de ações unilaterais? "Sempre existe. O problema é que elas não costumam ficar sem resposta. E o risco de efeito dominó é real. Barreiras comerciais se espalham muito rapidamente. E a história mostra que as consequências podem ser graves", diz o embaixador brasileiro.

Azevêdo 2

Na nova gestão, Azevêdo pretende aproveitar os avanços dos últimos anos e seguir com mais entendimentos. "Por outro lado, temos que reconhecer que muitos questionam os benefícios do comércio. Precisamos trabalhar para que ele seja mais inclusivo, beneficie mais pessoas - e para que mais empresas de pequeno porte possam participar", ressalta.

Azevêdo 3 

Publicidade

Isso, segundo disse à coluna, faz sentido sob o ponto de vista econômico. E ajuda a combater a percepção, muitas vezes equivocada, de que o comércio é o problema.

Marisa Letícia, entre punição extinta e absolvição

A crítica dos advogados de Lula a Sérgio Moro por ter extinto apenas a punibilidade de Marisa Letícia no processo - sem absolvê-la- não faz sentido, segundoEduardo Muylaert.

O advogado recorre à máxima latina "mors omnia solvit" ("a morte tudo resolve"). Ou seja, o motivo de se extinguir a punibilidade é a ausência da ré, devido ao seu falecimento.

"Mas sem réu não há quem absolver", conclui o jurista.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.