As mulheres da Semana de Arte Moderna são celebradas em evento no Teatro Municipal

As mulheres da Semana de Arte Moderna são celebradas em evento no Teatro Municipal

Direto da Fonte

10 de fevereiro de 2022 | 11h55

 

Celeste Leite e Bia Doria no coquetel no Teatro Municipal. Foto: Pedro Eduardo de Camargo Elias

O evento que aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo no último dia 7 para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna teve o intuito de valorizar o papel de Anita Malfatti, Guiomar Novaes, Zina Aita, as artistas mulheres do movimento, assim como Tarsila do Amaral, e provocar discussões sobre a importância da pauta da igualdade de gênero nos dias de hoje.

Celeste Leite dos Santos, promotora do MPSP e gestora do projeto AVARC, se uniu à advogada Gabriela Araujo para realizar o coquetel junto com Vera Simões, da Galeria VerArte. A noite contou com exposição de pinturas, música, canto, manifesto e poesias feitas por mulheres.

Apoiadores da arte no Brasil, como Aninha Funaro Camargo, Bia Doria, Carlos Sanchez, Djamila Ribeiro, Fernando Prado, Marta Suplicy, Neca Setúbal e Renata di Paula, também foram homenageados.

A celebração foi no mesmo teatro em que aconteceu a semana de arte em 1922,  renovando conceitos, exaltando a liberdade na criação artística e marcando o que veio a ser conhecido como o início do modernismo no Brasil. / PAULA BONELLI

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.