Artistas indígenas brasileiros são destaque de mostra na Fondation Cartier, na França

Artistas indígenas brasileiros são destaque de mostra na Fondation Cartier, na França

Direto da Fonte

18 de maio de 2022 | 04h50

Bruno Novelli. Foto: Samuel Esteves

Bruno Novelli, artista brasileiro. Foto: Samuel Esteves

A Fondation Cartier organiza a mega exposição “Le Vivans ”, em Lille, na França. Nesta edição, artistas brasileiros de origem indígena são os destaques, entre eles, Jaider Esbell e Ehuana Yaira. Novos nomes como Bruno Novelli também ganharam espaço. “É um momento relevante da nossa arte”, diz José Olympio Pereira, presidente da Fundação Bienal e membro do Comitê de Aquisições da Fondation Cartier.

Marabá perto de virar Hotel Bar Brahma

O Marabá, fundado em 1940, no centro de São Paulo, voltou a operar e será reestruturado – com previsão para se tornar o Hotel Bar Brahma, sob gestão do Fábrica de Bares. Entre as iniciativas está o projeto de manutenção de equipamentos urbanos da redondeza, por meio de crowdfunding – trazendo a sociedade para colaborar com as reformas e gerando contrapartidas como créditos no Bar Brahma ou no próprio hotel.

Independência em seleção de 200 filmes

Uma seleção de cem curtas e cem longas-metragens nacionais fazem parte da mostra 200 anos da Independência em 200 filmes. O projeto, da Amigos da Arte, tem curadoria da crítica de cinema Maria do Rosário Caetano. Os filmes serão apresentados gratuitamente pela plataforma #CulturaEmCasa e a preços populares no Belas Artes. Em junho.

MISSÃO

O vice-secretário de Comércio dos EUA, Don Graves, encerra hoje sua missão comercial em São Paulo. Graves acompanha mais de 150 representantes de indústrias norte-americanas, provenientes de 21 estados e em uma ampla gama de setores, incluindo tecnologia e infraestrutura.

PARÁ. A Arte Pará deste ano, que conta com a curadoria-geral de Paulo Herkenhoff e a curadoria-adjunta e coletiva de Roberta Maiorana, Laura Rago e Vânia Leal, vai homenagear as mulheres. A 40ª edição será realizada em 22 de setembro.

TIMOR. Próximo do aniversário dos 20 anos de independência do Timor Leste, Pedro Bial leva ao ar hoje entrevista com o ex-presidente e ex-primeiro-ministro Xanana Gusmão. Aliado histórico de Gusmão, José Ramos Horta assume na sexta a presidência do Timor.

Refugiada angolana é estrela de livro e série

A angolana Heloisa Jorge estará nas páginas do próximo livro de Fernando Torquatto, que reverencia a beleza negra. Ela vive no Brasil desde os 12 anos, para onde veio como refugiada. A atriz está em “Sentença”, nova série da Amazon.

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.