EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Apagar luzes e acender ideias

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

Hoje é dia da Hora do Planeta, da WWF. O movimento prega desligar as luzes das 20h30 às 21h30 em todo o mundo. No ano passado, o evento conseguiu a adesão de nada menos que 123 cidades no Brasil. O ato de apagar as lâmpadas é um libelo contra o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade enfrenta.

PUBLICIDADE

Álvaro de Souza, da WWF Brasil, dá exemplos de quem vai apagar o quê por aqui. No Rio, ficarão às escuras a orla de Copacabana, os Arcos da Lapa, o Monumento aos Pracinhas, a Igreja da Penha, o Cristo Redentor e a Catedral Metropolitana. Em São Paulo, Ponte Estaiada, Obelisco, Estádio do Pacaembu e Arcos do Anhangabaú experimentarão o breu. E a Rio+20 influi: "Acho que teremos mais força".

O Código Florestal será votado antes da Rio+20?

Difícil dizer. As mudanças dos líderes foi um sinal claro de que o governo não estava satisfeito com a qualidade das negociações. E dividiu parte da bancada ruralista. Como a presidente Dilma sentiu a pressão interna e externa contra, acenou para os descontentes a possibilidade de não votar nada antes da Rio+20.

Qual o principal defeito do novo Código Florestal?

Publicidade

Primeiro, ainda não existe uma nova lei. Existem duas propostas, que podem ser votadas como estão ou serem recortadas para montar uma terceira proposta. A outra coisa é o que chamamos Novo Código. É o que está vigente. O original era dos anos 30. Agora, não concordamos com as linhas gerais de ambos. Anistiar quem desmatou ilegalmente até 2008 e reduzir as áreas de preservação permanente faz com que tenhamos a certeza de que este é mesmo o país da impunidade.

E a principal virtude?

Não há nenhuma. Passou-se a ideia de que, se não mudar a lei atual, ficaremos sem comida. De que os pequenos é que precisam que a lei mude, de que havia um consenso entre "ruralistas" e "ambientalistas" quanto à proposta do Senado, de que vai haver um reflorestamento gigante no País. E que, no fundo, no fundo, tudo isso não passa de uma chatice dos que não querem ver o Brasil crescer, porque estão vinculados a empresas internacionais.

O Brasil está atrasado na Rio+20?

Difícil saber se o atraso é da ONU, do Brasil ou de ambos. Ainda não se sabe o formato definitivo das reuniões que antecedem a conferência e que vêm sendo chamadas de reuniões da sociedade civil, só que com o governo escolhendo nomes. Sequer se sabe se haverá algum documento final.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.