Acordo Mercosul-União Europeia pode sair ainda hoje

Acordo Mercosul-União Europeia pode sair ainda hoje

Sonia Racy

21 de junho de 2019 | 14h22

SEDE DA UNIÃO EUROPEIA EM BRUXELAS. FOTO: UE

 

Estão em reunião hoje, em Bruxelas, 28 ministros da União Europeia para fechar o acordo com o Mercosul. Segundo alta fonte que participa do processo, os pequenos percalços, como a pressão feita pelos produtores de vinho do Rio Grande do Sul, foram superados. Essa mesma fonte garante que é de 95% a chance de o acordo ser fechado.

Iniciada há cerca de duas décadas, a negociação passou longo tempo paralisada. O avanço até um texto final — que agora parece estar resolvido — passou ainda por outros obstáculos nas últimas semanas. Um deles foi a queixa de pelo menos quatro países europeus — França, Polônia, Irlanda e Bélgica –, quanto ao impacto desse acordo na agricultura local.

O outro problema, de natureza política, foi a pressão de cerca de 350 ONGs, uma delas a influente Greeenpeace, que formalmente pediram à União Europeia para interromper tais conversas por causa da situação vivida no Brasil. Basicamente, essas ONGs criticam o governo do presidente Jair Bolsonaro pelas políticas adotadas em relação aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Se bem sucedida, a negociação entre os 28 países da UE e os quatro do Mercosul — Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai — criará um dos mais importantes acordos de livre comércio do planeta, com mais de 770 milhões de consumidores.

Leia mais notas da coluna:
+ ‘Não se julga sem ter tudo nas mãos’, adverte jurista
+ Em parceria, Osesp leva Leão de Bronze em Cannes

 

Tendências:

  • Netflix divulga as 5 séries internacionais preferidas do público brasileiro
  • Após afastamento, Laura Cardoso deve voltar às gravações de 'A Dona do Pedaço' nesta semana
  • Maria Joaquina de 'Carrossel', Ludwika Paleta posta foto com filho e recebe elogios de fãs
  •  Lollapalooza Brasil 2020: confira o line up por dia