‘A Suíça não é mais cara do que outros países’, diz cônsul

‘A Suíça não é mais cara do que outros países’, diz cônsul

Sonia Racy

14 de junho de 2019 | 00h50

CHRISTINA GLÄSER DE AMORIM. SUIÇA FOTO: DENISE ANDRADE

Na sua decisão de promover o verão na Suíça como objeto de desejo de brasileiros, a cônsul da Suíça em São Paulo Christina Gläser tem organizado grupos de formadores de opinião para experimentar a aventura. “O país tem, no Brasil, fama de ser caro. É tão caro quanto os outros na Europa. Às vezes, até menos. É só uma questão de encontrar alternativas menos conhecidas e mais em conta”, explica em português a cônsul, que vem a lazer ao Brasil desde menina.

Nesta semana, convidados do governo suíço tiveram a chance de conhecer Sils, cidade próxima a Saint Moritz, local frequentado pela intelectualidade – lá ficava a casa de Friedrich Nietzsche, que passava temporadas na pequena cidade de 2 mil habitantes. Hoje, seu imóvel de verão é um museu.

Diferentemente da badalada cidade vizinha, Sils não abriga lojas de grifes nem atrai baladeiros. Para tanto, é preciso andar por 13 quilômetros até a famosa Saint Moritz. Mas apresenta roteiros de arte, galerias novas e museus (fotos ao lado) O hotel central, o Ealdhaus, que completa 111 anos, é gerido pela família Dietrich e Kienberger… desde sua criação.

Christiane conta que quando chegou ao consulado e olhou o mercado brasileiro de turismo como um todo, já conhecia bem a cultura brasileira – tinha vindo várias vezes ao País. “Eu cresci com o pé no Brasil. Consciente do efeito que a cultura americana tem sobre os brasileiros, ela também percebeu o olhar enviesado do turista para a Suíça. Lembra que a Suíça não é só esqui, bancos e batata rosti. “A Suíça é animada, principalmente no verão. Cheia de festivais é um povo multicultural”.

Sonia Racy viajou a convite do consulado da Suíça em São Paulo.

Leia mais notas da coluna:
+ Informalidade marca jantar de Skaf para Bolsonaro e Guedes
+ Frente contra Corrupção do Congresso se preocupa com episódio envolvendo Moro

Tudo o que sabemos sobre:

Suíça [Europa]

Tendências: