Maria Nazareth Azevêdo deixa a ONU em Genebra para assumir novo posto em NY

Sonia Racy

02 de setembro de 2020 | 00h55

Dúvida levantada ontem pela coluna, sobre o destino da mulher de Roberto Azevêdo, Maria Nazareth Azevêdo, já tem resposta.

Segundo apurou esta coluna, a embaixadora deve deixar seu cargo na ONU, em Genebra, para assumir posto em NY. Por sua vez, o agora ex-embaixador da OMC vai para iniciativa privada, mais precisamente, para vice-presidente da Pepsi, também em NY.

Assim a dupla mantém promessa feita quando começou a carreira no Itamaraty: a de jamais de separar fisicamente. Essa dança de cadeiras cria outra dúvida. Quem assume o cargo de Maria Nazareth em Genebra?

Tá ok?

Na lista de mais de 20 vetos de Bolsonaro – que o Congresso pode reverter nos próximos dias –, está um que atinge setores do turismo e cultura durante a pandemia. Ele vetou dispositivo da Lei 14.046/20: o que libera o fornecedor de qualquer obrigação se o consumidor não pedir ressarcimento no prazo.

O presidente alegou que essa medida viola direitos do… consumidor.

Ok 2

Pela nova lei – já em vigor desde a semana passada – empresários não precisam reembolsar seus clientes se eles perderem o prazo da remarcação de evento ou ainda, disponibilizar créditos também fora de prazo. Vale para hospedagem, cinemas, venda de ingressos…

Filme de 1966

A metáfora usada ontem por Paulo Guedes, no seu discurso na comissão mista do Congresso – batizando impostos de “feio, cruel e bom” – acompanha o ministro da Economia há tempos.

Onerar a folha de pagamentos é o “cruel”, a tributação de dividendos, “feia”, e o IVA, “bom”.

Filme 2

Há quatro semanas, em conversa com Cristiana Lobo, da Globonews, Guedes defendeu as mesmas taxações usando a mesma história. Ontem, entretanto, evitou especificar a origem desta metáfora: um filme famoso intitulado Três Homens em Conflito: o bom, o mal e o feio, de 1966, dirigido por Sergio Leone e música de Ennio Morricone.

O enredo se resume à busca de um tesouro escondido onde cada um dos personagens conhece exclusivamente… parte da localização.

Aniversariante

Maria Bethânia, Marisa Monte, Samuel Rosa e Gilberto Gil estão entre os nomes que já gravaram homenagem aos 25 anos do Tom Brasil. Elvis Patez, diretor artístico da casa, está à frente da curadoria dos vídeos.

Novo mundo

Ruth Manus e Jamil Chade lançam pela Sextante, o livro 10 Histórias para Tentar Entender Um Mundo Caótico.

Escrito durante o isolamento social, traz diálogos entre a advogada e o jornalista sobre episódios que viveram em lugares como a Tanzânia, o Vietnã, a Suíça, a Colômbia e Irlanda do Norte, entre outros.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: