EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Cloroquina está descartada como medicação contra coronavírus

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O COVID-19 Treatment Guidelines Panel - conhecido, desde março, por the Panel- recomendou, nos últimos dias, o não uso dos seguintes medicamentos:

Combinação da cloroquina associada à azitromicina- por causa dos efeitos tóxicos. E a Lopinavir/Ritonavir (Kaletra) ou outros inibidores (AIII)- em consequência de dinâmica desfavorável e testes negativos.

A testagem foi realizada entre dezembro de 2019 e abril de 2020.

Pelos ares...

PUBLICIDADE

A FAB tem feito bem mais do que transportar membros do Executivo. Segundo se apurou, já realizou 70 missões na pandemia da covid-19, levando mais de 55 toneladas de equipamentos distribuídos Brasil inteiro.

Publicidade

Exemplo: respiradores, testes de coronavírus, vacinas contra influenza e insumos médico-hospitalares.

Nessa toada, já transportaram até... militares especialistas em defesa química, biológica, radiológica e nuclear. Para Manaus.

... e por terra

E esta semana começou a produzir e distribuir marmitas entre caminhoneiros da região portuária de Santos. São 800 por dia - almoço e jantar. Boa parte dos postos de serviço das rodovias está fechado.

Ação foi planejada pela FAB para durar 60 dias.

Publicidade

Patrimônio

PUBLICIDADE

Árvores centenárias -incluindo as plantadas por Tomé de Sousa, fundador de Salvador - estão vindo ao chão por conta de obra da prefeitura, de alargamento das calçadas. Começou dias antes do carnaval. E, para não atrapalhar a folia, foi feita às pressas. Resultado: raízes foram cortadas sem critério. A ambientalista Luiza Olivetto diz que é mais um patrimônio histórico e ambiental destruído no Brasil.

Hotéis

Guilherme Boulos, Padre Julio Lancelotti e Luiza Erundina entraram com representação no Ministério Público para que a Prefeitura requisite quartos da rede hoteleira paulistana para abrigar a população sem teto na pandemia. Boulos já marcou reunião na procuradoria.

Prefeitura afirmou que está "em tratativas" para pôr em prática a lei que permite esse uso -foi sancionada por Bruno Covas no último dia 1º.

Publicidade

Hotéis 2

Nesse mesmo sentido, a Assembleia paulista apresenta hoje projeto de lei coletivo com 30 propostas de enfrentamento à covid-19. Entre elas, a que autoriza o Governo de SP a usar hotéis e albergues para abrigar funcionários da rede pública de Saúde que precisem ficar em isolamento.