Operários, de Tarsila, fica em definitivo no Bandeirantes

Sonia Racy

02 de outubro de 2019 | 00h48

Um dos quadros mais valiosos do País, Operários, de Tarsila do Amaral, deixou o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, ficou emprestado por algum tempo ao Masp e ontem foi transferido em definitivo para o Palácio dos Bandeirantes.

Avaliado, no mercado, em cerca de US$ 50 milhões, ele pode sair, eventualmente, para exibições provisórias – mas sempre para voltar ao Morumbi.

Sem festival

Alguns dos mais tradicionais festivais audiovisuais de São Paulo (Mix Brasil, É Tudo Verdade, CineFantasy e Festival do Minuto) ficaram fora do Proac, o principal programa de financiamento de atividades culturais do governo paulista. Sem as verbas do Proac 2019, esses eventos correm o risco de não serem realizados.

Procurada, a Secretaria de Cultura ressalta que as comissões são autônomas e os projetos são analisados “segundo critérios objetivos”. Alerta, ainda, que os concorrentes não entraram a tempo com recurso ou pedido de reavaliação de critérios.

Sem festival 2

A equipe do secretário Sá Leitão lembra, ainda, que para descentralizar os recursos investidos, 50% do total irão para fora de São Paulo. E pelo menos 20% serão destinados a artistas iniciantes.

Subindo, descendo

Números novos de setembro, que a CNC vai divulgar nesta quinta-feira, apontam que o porcentual de inadimplentes cresceu, no País, entre as faixas mais baixas, e diminuiu entre as de maior poder aquisitivo. Até dez salários mínimos, passou de 22,4% para 22,7% entre agosto e setembro,

E daí para cima, que estava em 10,9% caiu para 10,8%. O levantamento foi da Pesquisa de Endividamento ev Inadimplência do Consumidor, Peic, da Confederação Nacional do Comércio.

Dentro do jogo

Os organizadores dos principais festivais de cinema fantástico do continente acabam de criar a Aliança dos Festivais Latino-americano de Cinema de Fantasia. De início, a nova entidade já agrega Colômbia, Chile, Argentina, Brasil e México.

O estatuto da organização ficará pronto em dezembro.

Obscura lex

A Lei de Abuso de Autoridade disputa, com o “caso Janot” o título de assunto mais falado nos últimos tempos entre os procuradores de SP. Tantas são as dúvidas despertadas pelo novo projeto aprovado em Brasília que Gianpaolo Smanio, o procurador-geral de Justiça, decidiu criar grupo de trabalho para definir ações nessa área.

O plano de Smanio é articular um debate entre magistratura, defensoria e polícias a respeito dos efeitos práticos da nova norma – que cria e reforma tipos penais e incrementa penas de tipificações já existentes.

Inspiração

Gloria Coelho foi “capturada” pelos personagens de Necromance, livro escrito por Ricardo Gontijo – um garoto de apenas 10 anos _ para criar sua nova coleção, A Conquista do Planeta dos Dragões.

A coleção será apresentada no teatro da Faap na próxima Fashion Week em SP.

As estampas, assim como o cenário, são baseados no universo fantástico do livro, que foi lançado na recente Bienal do Livro do Rio e esgotou rapidamente.

Tendências: