Doria, de volta, prepara extinção de duas estatais

Sonia Racy

22 de setembro de 2019 | 01h00

 

JOÃO DORIA

JOÃO DORIA. FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO

Doria desembarca de volta do Japão hoje e define, nos próximos dias, os projetos de lei que enviará à Assembleia propondo a extinção e absorção de duas estatais – Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) e Fundação para o Remédio Popular (Furp) – mais a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

O governo estadual ressalta que os serviços serão absorvidos pela rede da saúde, sem prejuízos à população.

Estatais 2 

No dia 3, funcionários do Oncocentro, já avisados de futuras demissões, promovem – com apoio da deputada Beth Sahão, um “abraço coletivo” na sede, na Oscar Freire.

Advogadas ampliam espaço
na OAB paulista

As advogadas paulistas chegaram ao poder. Com as recentes trocas de guarda, elas somam hoje 51% das presidências de comissões técnicas da OAB estadual – um espaço que, historicamente, sempre foi primazia dos cavalheiros.

Mas a diretora-tesoureira Raquel Preto alerta que “há um longo caminho a ser percorrido” na área jurídica. “Na magistratura, dos 360 desembargadores do Estado apenas 27 são mulheres”.

Homenagem a Piaf

Alessandra Maestrini – mestre de cerimônias no Prêmio Bibi Ferreira ao lado de Miguel Falabella – vai cantar na cerimônia uma canção do espetáculo Piaf, A Vida de Uma Estrela.
Bibi ganhou os prêmios Mambembe, Molière e Apetesp pelo papel na peça.

Boleiras ganham
verbetes na Wikipedia

O Museu do Futebol reuniu 30 voluntários para criar, na Wikipedia, verbetes sobre jogadoras de futebol feminino. Foram escritos 188 textos com informações profissionais sobre as boleiras.

Bia Vaz, atual auxiliar técnica da seleção brasileira, por exemplo, ganhou um desses verbete na ação.

Livro mostra Princesa Isabel
lutando contra a escravidão

A princesa Isabel não foi ausente ou inepta, como contam alguns livros de história, mas ativa e influente na tarefa de eliminar a escravidão no País.

É o que sustentam os historiadores Bruno de Cerqueira e Maria de Fátima Argon, no livro Alegrias e Tristezas: Estudos sobre a Autobiografia de D. Isabel do Brasil.

O lançamento será no próprio Palacio Imperial em Petrópolis no dia 28 – aniversário da Lei do Ventre Livre (de 1871) e da dos Sexagenários, (em 1885).

 

Tendências: