EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Prisão de Eike põe processo contra grupo árabe em 'modo de espera'

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:
EIKE BATISTA. FOTO ESTADÃO 

Lei da selva

PUBLICIDADE

A prisão de Eike Batista ontem colocou no modo de espera processo jurídico contra o Mubadala. Segundo o advogado Sérgio Bermudes, o empresário considera que o grupo árabe, aproveitando a falta de liquidez do Grupo X, há sete anos, na época da derrocada, pagou preço irrisório na compra da parte do brasileiro na EBX. "Estamos levantando dados precisos", contou ontem à coluna o advogado, que é defensor de Batista em questões civis.

Quando as ações da EBX derreteram no mercado, o Mubadala entrou executando as garantias, assim registrando lucro significativo.

Lei da selva 2

Depois disso, o Mubadala não só resolveu permanecer no Brasil como aumentou suas apostas por aqui. O fundo soberano de Abu Dhabi, especializado em empresas privadas, administra mais de... US$ 210 bilhões em ativos pelo mundo.

Publicidade

Lei da selva 3

Bermudes - a exemplo de outros dois advogados paulistas consultados pela coluna, especialistas em mercado financeiro - não vê razão jurídica para o novo encarceramento de Eike. "Essa história de que quem comprou papéis do grupo X foi vítima é furada, são todos especialistas", diz o advogado.

Não deu sorte

Quem viu recentemente Eike -reconhecidamente um supersticioso -, notou que o empresário trocou o X (letra final de todas suas antigas empresas) pelo número... 3.

A quem ouvir

Publicidade

O conselho da Defensoria Pública de SP decidiu que um de seus temas prioritários é definir claramente quem deve ser atendido pela Ouvidoria-Geral. Por lei, a Defensoria tem como missão atender "os necessitados" - sem especificar quais. Segundo Willian Fernandes, ouvidor-geral, na maior parte das vezes o critério é meramente econômico - deixando assim muita gente sem acesso à Justiça.

A quem 2

De olho em um processo mais amplo, integrantes do colegiado - como a cineasta Tata Amaral e Américo Sampaio - vão ajudar na elaboração de proposta.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.