Uma noite para o livro da princesa Gloria

Uma noite para o livro da princesa Gloria

Sonia Racy

16 de novembro de 2016 | 00h30

EXCLUSIVO DIRETO DA FONTE

Ícone da moda nos anos 80, a princesa alemã Gloria von Thurn und Taxis desembarca em São Paulo no dia 1.º a convite do Shopping Cidade Jardim, para autografar seu novo livro, House of Thurn und Taxis, na loja da Ralph Lauren. A obra tem colaboração do artista plástico Jeff Koons e do editor de moda André Leon Talley, retratando o castelo de St. Emmeram, na Baviera (foto ao lado) .

A propriedade tem mais de 500 cômodos e fica na cidade de Regensburg. Gloria é viúva do célebre príncipe Johannes, que, ao seu lado, entrou para a história como o monarca mais festeiro da Europa nos anos 80. O casal teve três filhos – além de Albert, o caçula, as princesas Maria Theresa e Elizabeth – esta última, colunista da Vogue americana.

A morte de Johannes, banqueiro e industrial riquíssimo, trouxe uma notícia surpreendente: conseguiu criar uma dívida colossal de US$ 500 milhões. O que fez Gloria? Abandonou o jet set, vendeu fábricas, propriedades (entre as quais uma fazenda no Mato Grosso), leiloou joias, roupas e objetos de arte, e, ao cabo de dez anos, entregou aos filhos um saldo positivo de US$ 3 bilhões. A esse movimento somou outro que traz renda: abriu as portas do castelo aos turistas – 300 mil visitam St. Emmeram todos os anos.
/