A graça da cultura italiana

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
as aventuras de pepino  Foto: Estadão

 

A Companhia Rodamoinho, que existe desde 2001 e já realizou espetáculos como Festa no Céu e Mãe D'Água, está com um ótimo espetáculo em cartaz no Teatro João Caetano. O nome já é engraçado: As Aventuras de Pepino. Pela primeira vez, Renata Flaiban e Fabiano Assis, atores e criadores do grupo, convidaram para a direção o talentoso Ednaldo Freire, da Fraternal Companhia de Artes e Malasartes.

PUBLICIDADE

Freire faz bonito. Mesclando música ao vivo, animação (bonecos) e muito humor, ele se delicia com a graça das tradições italianas e faz o casal de atores viver momentos impagáveis em cena, sobretudo nos números de clown, para os quais ambos parecem ter sido talhados.

De quebra, as boas sacadas de iniciação musical da plateia miriam são um atrativo extra da peça. Um homem banda, um bandolim napolitano de 100 anos e uma sanfona Scandalli de 32 baixos são três instrumentos raros na trilha ao vivo. Preste atenção neles. Muita percussão ajuda a animar o público, com a ajuda de palmas.

Renata é ótima, mas Fabiano Assis está arrasando, pois troca de personagens o tempo todo e cada um supera o anterior. Ele faz uma autêntica mama italiana, um padeiro português, um fruteiro japonês e um ferreiro.  Há uma envolvente brincadeira de trocarem de figurino à frente do público. E, nessa hora, Renata Flaiban briga para ser o menino Pepino, enquanto Fabiano Assis tem de ser a mama. É ótimo oferecer essa ambiguidade ao público, de forma tão descontraída e sem preconceitos. Afinal, para brincar não há limites. Não percam, vale a pena ir à Vila Clementino.

Serviço da peça:

Publicidade

AS AVENTURAS DE PEPINO - Sábados e domingos, às 16 horas, até 25 de abril. 

TEATRO João Caetano - Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino - Próximo ao metrô Santa Cruz. Telefones: (11) 5573-3774 / 5549-1744. Horário da bilheteria: uma hora antes do espetáculo. Capacidade: 438 lugares. Não aceita cheques nem cartões. Acesso para deficientes físicos. Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 para estudantes, idosos e classe artística. Duração: 55 minutos. Indicação: a partir de 4 anos.

   A ficha técnica:

Direção: Ednaldo Freire. Concepção e produção: Cia Rodamoinho. Direção musical: Fabiano Assis, Renata Flaiban e Guilherme Maximiano. Texto: Fabiano Assis e Renata Flaiban. Elenco: Fabiano Assis e Renata Flaiban. Preparação corporal: Luciana Viacava. Arranjos musicais: Guilherme Maximiano. Cenografia: Fabiano Assis. Figurinos: Ana Luísa Lacombe. Costureira: Judite de Lima. Adereços: Fabiano Assis, Renata Flaiban e Paula Galasso. Bonecos: Paula Galasso. Pintura de painéis: Rogério Trezza. Iluminação: Alex Nogueira. Contra-regra e participação na trilha sonora: Paulo Dantas. Fotografia: Ivan Pontes. Projeto gráfico: Ivan Freire.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.