The App Date chega a São Paulo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

São Paulo recebeu na noite de ontem a primeira edição brasileira do The App Date, evento mensal de novidades no desenvolvimento de aplicativos. O evento aconteceu na Rua Bela Cintra, nos Jardins, num local chamado Hub - é um espaço de trabalho colaborativo, onde empresas iniciantes em diversas áreas podem trocar ideias e experiências.

PUBLICIDADE

Rogério Oliveira, de 36 anos, trouxe o The App Date para São Paulo. As inscrições para o evento, que foram abertas às 10h da manhã da quinta-feira, se encerraram em 15 minutos: todas as 250 vagas foram ocupadas. O salão do Hub estava lotado.

De pé, sentados em cadeiras ou no chão, os participantes dividiam o olhar entre Oliveira e os mais variados objetos eletrônicos. Notebooks, tablets, iPhones, iPads, iPods, o importante era estar conectado. Não por acaso, a hashtag #theappdate foi o terceiro termo mais utilizado no Twitter paulistano durante o encontro.

Oliveira comemorou o fato de este ser o primeiro The App Date a acontecer em toda a América Latina. O evento surgiu na Espanha em outubro de 2010, idealizado por Óscar Hormigos, com o objetivo de criar um espaço de referência para o surgimento de ideias e relações no desenvolvimento dos aplicativos digitais.

Publicidade

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Hormigos, dono da desenvolvedora de aplicativos Wake App, estava presente na primeira edição brasileira. Ele deu um exemplo de ideia surgida em um dos encontros mensais europeus. Juan Carlos Gonzalez, pai de um autista, criou o Ablah, um app destinado a pessoas com dificuldades na fala. Com ele, o usuário pode se comunicar através da seleção de imagens da tela.

"Quem colocou o aplicativo na App Store foi a empresa, não eu", diz Ricardo Longo, sócio-diretor da Fingertips, que desenvolveu Sorte - primeiro app brasileiro vendido pela Apple. "Eu nem sei programar, só administro", brinca. Longo disse que os utilitários e jogos - não só para smartphones, mas também tablets e até TVs inteligentes - dão super-poderes a quem os usa, como fazer qualquer conta, traduzir qualquer idioma e, mais impressionantemente, entreter crianças entediadas em restaurantes.

O mais aplaudido da noite foi Antônio Antmaper, diretor da Tangível Tecnologia. A empresa de Petrópolis é responsável pelo app Red Bull iFUNK-SE, que permite ao usuário criar sua própria música em estilo funk de maneira simples. Para comprovar a eficácia da ferramenta, Antmaper elaborou, em um iPad, um batidão que usava frases com a voz de André Ramiro, ator do filme Tropa de Elite.

Depois de alguns minutos e agradecimentos, o funk de Antmaper é substituído por outros tipos de música, mas não se vê ninguém dançando naquele espaço. Cerveja, vinho e energético são distribuídos aos visitantes, que começam a sacar seus cartões de visita: chegou a hora do networking, o momento mais importante do evento.

Priscila Meyer, de 35 anos, administra uma empresa especializada em treinamentos em segurança da informação. Foi ao evento para verificar como os programadores têm protegido os dados em aplicativos. "É preciso fazer parcerias desse tipo", diz a empresária. "Todo aplicativo, antes de tudo, precisa ser seguro". Já Everton Andrade, de 23 anos, já tinha trocado cartões com desenvolvedores. Sua empresa de tecnologia quer entrar no mercado dos apps. "Nossa maior necessidade é encontrar pessoas especializadas nisso", conta.

Publicidade

Para Rogério Oliveira, a primeira edição do The App Date superou as expectativas. "Além de as inscrições terminarem rápido, todos os inscritos realmente compareceram, o que nem sempre acontece nesse tipo de evento", diz o empresário. Entre os planos para o segundo semestre de 2012, está a realização do encontro também no Rio de Janeiro.

A partir de agora, o The App Date paulistano acontecerá toda última terça-feira do mês. O próximo é no dia 28 de fevereiro. Para participar, é preciso se cadastrar no site do evento. As inscrições serão abertas sempre às 10h da quinta-feira anterior.

Serviço: R. Bela Cintra, 409, Consolação, 3539-8574, ramal 206

(Com colaboração de Míriam Castro)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.