Que tal arroz com feijão para a sobremesa?

Estadão

08 de agosto de 2012 | 18h15

“Alguns clientes perguntaram se o prato não está na seção errada do cardápio”, conta Flávio Miyamura, chef do Miya. Realmente, o nome “Arroz e Feijão” não parece pertencer ao menu de sobremesas da casa, inaugurada em junho. Mas é isto mesmo: a opção é composta por arroz-doce e feijão azuki, que costuma rechear docinhos japoneses.

A ideia veio da intenção que Miyamura tinha de oferecer alguns itens no estilo ‘comfort food’ – nome mais moderninho para a chamada “comida caseira”. “Mas não queria que fosse algo tão simples, que pudesse ser feito em casa”, afirma. Então, decidiu fazer a brincadeira e acrescentar o feijão em pasta. De acordo com o chef, esta é uma das únicas maneiras em que os japoneses consomem o grão, que é cozido com açúcar.

Por cima da pasta, vão soltos alguns grãos de feijão. A mistura, que custa R$ 16, é servida em uma panela – tudo para lembrar a versão salgada e original da combinação. Para Miyamura, o azuki não é tão doce, o que ajuda a suavizar o sabor do arroz na sobremesa.

Serviço:
R. Fradique Coutinho, 47, Pinheiros, 2359-8760

(Com colaboração de Míriam Castro e foto de Ernesto Rodriges/AE)