O quarteirão mais doce de Pinheiros

A primeira se instalar ali foi a Brigadeiro Doceria & Café, na Rua Padre Carvalho, em 2005.  Beatriz Forte - a Bia -  faz doces seguindo receitas que aprendeu com a avó, como a rabanada assada. "Mas o campeão de vendas é o bolo surpresa", diz a proprietária sobre um bolo com brigadeiro preto e branco, farofa de biscoito e crocante. Para dar conta das vendas na matriz e na segunda loja, inaugurada em Moema no ano passado, e também das encomendas para eventos, ela e a filha, Isabel, alugaram mais um imóvel na mesma rua e ampliaram a fábrica.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 Foto: Estadão

Quase vizinha, a Bolo à Toa, de Renata Frioli, vende bolos simples, sem recheio e sem cobertura. São aqueles bolos que acompanham um chá ou um café."Não vendo fatias porque quero incentivar o hábito de levar o bolo para casa e compartilhar com a família", afirma Renata, que aprendeu a cozinhar em Araçatuba com a mãe e a avó, uma boleira. "Minha mãe toma lanche da tarde com bolo todos os dias".

PUBLICIDADE

"Escolhi o bairro de Pinheiros por ser uma mistura de residencial e comercial, parece interior", diz. Inaugurada em 25 de agosto na Rua Padre Carvalho, a Bolo à Toa tem como lema "Receitas de família feitas com amor". São 15 sabores, como coco, maracujá, fubá com goiabada e formigueiro - todos com aquele furo no meio, como se tivessem sido feitos em casa. Todos os dias, Renata vende cerca de 250 deles, preparados em 17 fornadas. Os clientes preferem o bolo morno, recém-saído do forno. "Aquela história de que bolo quente dá dor de barriga é coisa de vó, não é mesmo?", brinca a proprietária.

As cunhadas Daniela e Mariana Gorski estão na Rua Ferreira de Araújo desde fevereiro deste ano com a Confeitaria Dama. O nome, além de ser a soma da primeira sílaba do nome das sócias, tem um significado. "Sentar e relaxar tomando um café e comendo doces é, com certeza, uma coisa de dama", afirma Mariana. A loja oferece todos os dias cerca de 20 opções, entre tarteletes, bolos e éclairs. Também aceita encomendas para festas. O carro-chefe é o mil-folhas, totalmente feito pela fábrica das duas, que fica atrás da doceria. "Dá um trabalhão, a massa demora 3 dias para ficar pronta".

 Foto: Estadão

Os doces comprados na Confeitaria Dama podem ser congelados e armazenados por até 30 dias sem perder o sabor, de acordo com Mariana. Apesar disto, quem quiser pode devorar as sobremesas lá mesmo: as mesas internas e externas são suficientes para aproximadamente 25 pessoas. Melhor: tem quatro vagas na porta.

O região só não é mais doce porquea Olga Doces, que ficava no número 892 da Rua Ferreira de Araújo, próximo à Rua Sumidouro, fechou suas portas. A Olga Doces vendia tortas europeias com avelãs, pistache e geleia de amora. Alguém sabe que fim levou a loja?

Publicidade

Bolo à Toa R. Padre Carvalho, 103, Pinheiros, 2857-4857. 2ª a 6ª, 10h/19h; sáb. 10h/16h.

Brigadeiro Doceria & Café R. Padre Carvalho, 91, Pinheiros, 3813-6656. 2ª, 12h/19h; 3ª a sáb, 10h/19h; dom. e fer. 11h/18h.

Confeitaria Dama R. Ferreira de Araújo, 376, Pinheiros, 5182-5088. 2ª a 6ª, 10h30/18h30; sáb, 11h/19h.

(Com colaboração de Míriam Castro.)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.