Museu do Relógio conta as horas para lançamento de livro

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

No próximo dia 8, o Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta lança o livro que que leva o nome da instituição. A obra reúne fotos e informações de 100 dos 600 relógios que fazem parte do acervo. O museu fica dentro da empresa Dimep, que fabrica relógios de ponto. É comandada por Dimas de Melo Pimenta II, que herdou do pai a empresa e a paixão por ponteiros. Neste ano, a Dimep completa 75 anos. Para comemorar a data, Dimas II decidiu lançar o livro com uma tiragem inicial de 1.500 exemplares, que será distribuída gratuitamente a convidados na noite de lançamento.

O Museu do Relógio é o único do gênero na América Latina. Estão expostos relógios fabricados a partir do século XVII. O mais antigo é um exemplar de prata de bolso fabricado em 1620 na Alemanha. Tem apenas o ponteiro de horas, já que o de minutos só foi incorporado aos relógios a partir de 1670. Há também alguns modelos curiosos, como o despertador que já prepara o café e o relógio em formato de flor instalado em um vaso.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O espaço foi fundando pelo professor e colecionador Dimas de Melo Pimenta. Ele começou sua coleção em 1950, com um relógio de bolso feito de prata comprado em Aparecida (SP). O acervo cresceu tanto que ele decidiu montar o museu, em 1954. O Blog do Curiocidade conversou sobre o lançamento com Dimas II, André Moura, historiador que ajudou a pesquisar dados para o livro, e Diego Scaglione, gerente de marketing da Dimep.

A que horas vai começar o lançamento? Diego - Às 8 da noite.

Vai ser pontualmente às 8 da noite? Diego - Pontualmente nesse horário.

Publicidade

Todos os relógios estão com o horário certo no museu? Diego - Sim, e todos ajustados para o horário de verão.

Quanto tempo demorou para acertar todos os 600 relógios para o horário de verão? Quantas pessoas trabalham nisso? Diego - Demoramos dois dias. São dois profissionais para isso. Eles fazem a manutenção do museu e nos ajudam a ajustar. Um ajusta o relógio atômico, que é o relógio mais preciso do mundo e precisa de atenção especial. O outro ajusta todos os demais.

Muitos relógios são de corda. Tem um funcionário que fica dando corda nos relógios todos os dias? Diego - Não tem. Mas, todos os dias, o funcionário que cuida da manutenção entra no museu e dá uma revisada nos relógios.

Qual foi a parte mais difícil da produção do livro? Dimas II - O levantamento da história de cada relógio. André - Como historiador, procurei o significado e a importância de cada relógio para a época em que ele foi produzido.

Como foram escolhidos os 100 relógios que fariam parte do livro? Dimas II - Entraram as peças mais importantes. André - A intenção foi escolher uma variedade que mostrasse a importância dos relógios. Eram quase instrumentos que conferiam status. O museu não se caracteriza por ter as peças mais caras, mas conta a história do relógio como um item na própria sociedade.

Publicidade

Última pergunta: a que horas termina o evento? Diego - A estimativa é que ele vai durar duas horas.

 Foto: Estadão

Serviço:

Museu do Relógio Profº Dimas de Melo Pimenta Av. Mofarrej, 840, Vila Leopoldina, 3646-4000.

(Com colaboração de Karina Trevizan e fotos de divulgação)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.