Giraffas lança franquia para vender sanduíches tostex

Conhecida por seus sanduíches rápidos e também por pratos com arroz, feijão, carnes grelhadas, ovo e salada, a Giraffas é a quarta maior rede de restaurantes do Brasil. Tem 360 lojas (todas franqueadas) espalhadas por 24 Estados e no Distrito Federal, onde foi criada em 1981. Para crescer ainda mais, a Giraffas acaba de lançar mais uma franquia: a Tostex, marca que acaba de ser adquirida. As duas primeiras unidades, em São Paulo e Brasília, serão inauguradas até março de 2012.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

As empresárias Paola Vigorito e Anna Paula Provedel foram as criadoras da marca Tostex. Em 1998, patentearam o nome, para inaugurar dois anos depois a primeira lanchonete nas areias de Trancoso, na Bahia. O sucesso fez com que, em 2002, abrissem também uma filial paulistana nos Jardins. O tostex, sanduíche preferido das duas, é feito com duas fatias de pão de forma prensadas, que, depois de quente, ficam com as bordas tostadas. Paola e Anna Paula incrementaram a receita dos sanduíches usando fatias de pão maiores e uma série de recheios caprichados.

PUBLICIDADE

Até 2010, ano em que fechou as portas, a casa da Rua Haddock Lobo trazia a informalidade da versão baiana. Era dividida em quatro ambientes, tinha pufes e espaços com vista para a rua. Os sanduíches dividiam a atenção com a música eletrônica. As negociações entre Tostex e Giraffas duraram um ano. A novidade foi anunciada numa grande convenção com todos os franqueados na rede, realizada no final de outubro no Club Med, de Itaparica, na Bahia.

A primeira loja paulistana do novo Tostex será no Itaim-Bibi - provavelmente na Rua Bandeira Paulista. A meta é inaugurar seis lojas pelo país em 2012 e, depois, crescer dez unidades por ano. A logomarca da Tostex, que ilustra esse post, também irá mudar. Os restaurantes de São Paulo e Brasília serão "lojas-conceito" (por isso, serão lojas de rua) com o cardápio elaborado pela onipresente chef Ana Soares.

(Com colaboração de Míriam Castro)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.