PUBLICIDADE

A receita da paella palestina do restaurante Maramiah

Invertido é o significado, em árabe, do nome do prato palestino Maqluba, servido pelo restaurante Maramiah, inaugurado em janeiro. Conhecido como "paella árabe", ele lembra o clássico da gastronomia espanhola e é composto por arroz, carne e legumes.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

A Maqluba servida no Maramiah segue a receita que a proprietária, Lubna Patrícia Abdallah, aprendeu com a avó na cidade palestina de Deir Ballut, que fica no norte da Cisjordânia. O pai de Lubna é nascido na região, enquanto a mãe dela, filha de palestinos, nasceu no Brasil, mas viajou ao Oriente Médio em 1984 para se casar.

PUBLICIDADE

Apesar de ter nascido no Brasil, Lubna morou no Oriente Médio dos 13 aos 18 anos. Os primeiros oito meses foram na Palestina. Depois, a família se mudou para a Jordânia. "Quando voltava da escola, eu tinha que preparar o jantar", conta. "Então, imitava as receitas que via meus parentes fazerem".

Único prato exclusivamente palestino servido no Maramiah, que é dedicado à culinária árabe em geral, a Maqluba tem este nome porque é preparada no fundo de uma panela que, ao fim do cozimento, é invertida. "Eu considero a Maqluba uma comfort food dos descendentes de palestinos pelo mundo", afirma Lubna. "Mesmo para quem não conhece, é um sabor que remete à infância". Por R$ 59, a estrela do cardápio - que também está disponível em versão vegetariana - serve três pessoas.

Seguindo a tradição árabe, toda a carne usada no estabelecimento é halal: durante o abate, não há sofrimento dos animais. Também não são servidas bebidas alcoólicas. Para o Blog do Curiocidade, Lubna revelou a receita da maqluba:

 Foto: Estadão

IngredientesPara o preparo da carne:

Publicidade

500g de músculo cortado em cubos de aproximadamente 3cm 5 colheres (sopa) de óleo 1 colher (sopa) de manteiga 1 cebola bem picada 1 tablete de caldo de carne 2 litros de água fervente sal, pimenta do reino e tempero sírio a gosto

Para a Maqluba:

1 couve-flor cortada em ramos médios 1 berinjela com casca fatiada em rodelas com um dedo de espessura 2 batatas medias descascadas e fatiadas em rodelas com um dedo de espessura 1 xícara (chá) de grão de bico cozidos 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido temperado com 1 colher (chá) de açafrão e 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

1- Em uma panela de pressão, esquente o óleo e a manteiga, doure bem a cebola e acrescente a carne, até ficar bem dourada também. 2- Acrescente o caldo de carne, o sal, o tempero sírio e a pimenta do reino. Coloque água fervente, espere ferver bem e feche a panela de pressão. 3-Deixe cozinhar por aproximadamente 50 minutos - a carne deve ficar bem macia. 4-Separe a carne do caldo e reserve-o, pois ele servirá para o cozimento da maqluba. 5- Grelhe todos os legumes até ficarem bem dourados e separe.

Publicidade

Montagem em uma panela alta: 1- Coloque a carne no fundo da panela. 2- Por cima da carne, arrume em camadas a berinjela, depois a couve-flor, o grão de bico, a batata e, por último, o arroz. 3- Coloque um prato de sobremesa em cima do arroz. 4- Leve ao fogo e com uma colher grande pressione levemente o prato. Vá pressionando e adicionando o caldo da carne até cobrir o prato. 5- Assim que a água começar a secar, retire o prato e deixe cozinhar em fogo baixo até o arroz ficar bem macio. 6- Depois de pronto, aguarde cinco minutos com o fogo apagado para servir. 7- Para servir, é necessário uma bandeja redonda de aproximadamente 45 cm de diâmetro. Coloque a bandeja em cima da panela e vire a panela rapidamente. 8- Desenforme e sirva com uma salada de tomate e iogurte natural.

Serviço: Maramiah R. Canário, 390, Moema, 5051-0558

(Com colaboração de Míriam Castro)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.