PUBLICIDADE

Ficção tem limite? "Avenida Brasil" virou conto da Carochinha

João Miguel Jr./Divulgação

Por Cristina Padiglione
Atualização:

 

Desde que inventaram o teste de DNA, o celular, o e-mail e outras obras da tecnologia, ficou mais difícil crer em novela que ignora tais adventos. Que negócio é esse de a Nina/Débora Falabella ter de entregar cópias das fotos que incriminam a madrasta Carminha/Adriana Esteves a amigos, a fim de manter segurança sobre as provas que perseguiu pela novela toda, na nossa estimada Avenida Brasil? Pode ela deixar cópias com amigos e pessoas de confiança? Pode, claro, mas por que não preservar isso num e-mail? Alô, Nina, Jorginho/Cauã Reymond, alô, João Emanuel Carneiro, já ouviram falar em caixa de mensagens? Salvem as fotos numa mensagem.

PUBLICIDADE

A ver, outros conflitos que carecem de veracidade para tornar a ficção mais bem elaborada:

1) Se Nina perder as provas entre Max e Carminha, qual o problema? Basta que Jorginho pegue lá um fio de cabelo do papai Max/Marcello Novaes e prove que ele é seu pai. A casa cai ou não?

2) Por que Nina, traumatizada desde a infância com essa história de gente que é assaltada ao sair do banco com grande quantia de dinheiro, sempre por uma moto com dois indivíduos, foi buscar sua herança no banco e deixou o estabelecimento a pé, com sacolinha na mão? Por que não ir de carro? A agência não tem garagem? Ela não tem conta em banco?

3) Nina e Jorginho amam Tufão/Murilo Benício, mas permitem que ele faça papel de idiota em tempo integral, esse papel a que o espectador assiste e testemunha, quando Carminha o chama de corno para o amante Max. Por quê? Que amor é esse? O mocinho da história precisa mesmo ser um banana?

Publicidade

Tudo bem, é tudo ficção e, para a ficção, não há limites. Mas o consumidor do filme, do livro ou mesmo da novela há de reivindicar o mínimo de coerência com o enredo. Harry Potter é mais coerente que Avenida Brasil. Cada vassoura que deixa de voar, cada Voldemort que surge nos pesadêlos do garoto são milimetricamente justificados e sustentados em bons argumentos. Uma novela que retrata a real classe ascedente, o amor ao local onde essa classe vive, como bem espelha o Divino, uma mocinha cheia de dualidades, como é o ser humano, desculpe, haverá de ser cobrada pela tecnologia ali ignorada.

Nina, arruma um e-mail e uma agência com garagem ou uma conta bancária, por favor.

Jorginho, DNA neles.

Sou fã número 1 de Avenida Brasil para me deixar levar por um conto da Carochinha. Soluções fáceis são para novelas mexicanas, não para um João Emanuel Carneiro.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.