Cesare Battisti inaugura programa de Mario Sergio Conti na Globonews

O italiano Cesare Battisti inaugura o programa de entrevistas de Mario Sergio Conti nesta quinta-feira, dia 10, pela Globonewsw, ao vivo.

PUBLICIDADE

Por Cristina Padiglione
Atualização:

Ativista do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) no fim dos anos 70, na Itália, Battisti foi condenado pela Justiça italiana em 1987 à prisão perpétua por "terrorismo", acusado de envolvimento em homicídios, assaltos e outras ações. Ele se declara inocente.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Viveu na França, onde teve dois pedidos de extradição negados. Em 2004, o Conselho de Estado da França analisou novo pedido e autorizou sua extradição, mas ele fugiu antes que o decreto fosse assinado. Foi para o México e, sem seguida, para o Brasil. O governo da Itália então apresentou pedido de extradição, no que foi atendido pelo Supremo Tribunal Federal, mas não pelo então presidente Lula. Àquela altura, já preso no Complexo Penitenciário da Papuda, Battistiaguardou até junho de 2011, quando o STF enfim decidiu por sua libertação.

Será a primeira entrevista de Battisti a uma televisão brasileira, mas não a primeira a Conti, que já esteve com ele em encontro publicado pela revista Piauí.

O programa vai ao ar às 23h.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.