PUBLICIDADE

Cenário da Globo conspirou a favor do debate

Por Cristina Padiglione
Atualização:

Depois do debate na TV Record, o terceiro entre os mesmos candidatos da vez à Presidência, temia-se um reforço do dèjá vu na tela da Globo: dizíamos, "ah, não, tudo de novo, as mesmas frases feitas, as mesmas insinuações, talvez outros números mas os mesmos milhões e trilhões..."

PUBLICIDADE

Não que Alckmin e Lula não tenham se repetido ontem, mas do debate da Bandeirantes (o primeiro) para cá, a Globo conseguiu arrancar dos dois, mais que SBT e Record, uma performance mais humana, menos robótica, mais interessante. Os púlpitos e mesas vistos nos outros canais impediam o olho no olho que a arena da Globo incentivou. Lula chegou a tocar no adversário, como quem conversa com o outro. Um pode fitar os olhos do outro enquanto índices eram livremente vomitados pelo adversário, enfim, tudo que não houve no engessamento dos demais canais.

A Band se propôs a dividir tela para que o público visse a reação de um enquanto o outro perguntava, mas o telespectador não via a cara de um enquanto o outro respondia. Salvo o tempo apertado para respostas, réplicas e tréplicas na Globo, o debate da emissora funcionou muito bem como programa de TV e como espetáculo, o que de certa forma conspirou a favor de uma performance melhor no discurso dos dois. Houve mais sangue nas veias dos concorrentes ali postados diante de um auditório de anônimos, eleitores indecisos selecionados pelo Ibope.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.