Cade aprova empresa que une Edir Macedo e Silvio Santos

Cade aprova empresa que une Edir Macedo e Silvio Santos

Cristina Padiglione

11 de maio de 2016 | 23h29

silvioEdir
O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), aprovou, enfim, a formação de uma joint venture entre SBT, Record e RedeTV!
A empresa negociará o licenciamento dos sinais digitais destes canais de programação para prestadoras de serviços de TV por assinatura.
 
Mas a operação foi aprovada com restrições. Entre elas, não cobrar o fornecimento de conteúdo digital das operadoras ?de TV por assinatura ??que tenham menos de 5% do mercado, conforme havia sido sugerido pela NeoTV, associação nacional que representa pequenas operadoras de TV por assinatura. “Isso equilibra a concorrência, já que ?nossas operadoras não teriam condições de arcar com o aumento nos custos sem repassá-lo aos assinantes”, explica Alex Jucius, diretor geral da NeoTV. Segundo ele, o fim das operadoras que trabalham com clientes longe dos grandes centros urbanos prejudicaria inclusive o fornecimento de internet de banda larga, vendida nos pacotes de TV por assinatura.
A fatia da NeoTV no bolo de assinantes soma cerca de 3% do mercado.
O julgamento, que se arrasta há mais de um ano, foi retomado nesta quarta, 11. Embora a relatora do processo, conselheira Cristiane Alkmin, já tivesse votado pela rejeição total da joint venture, a votação havia sido suspensa por pedido de vista do conselheiro Alexandre Cordeiro, no dia 24 de fevereiro deste ano. 
Contra a associação, estavam a Net/Claro e Sky, a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) e a própria NeoTV.
Os três canais passam, assim, a cobrar pelo fornecimento dos sinais digitais de suas emissoras às operadoras de TV paga que os carregam, com bom êxito para seus assinantes.
A Globo continua sendo o canal mais visto, mesmo entre assinantes, seguida quase sempre por SBT e Record. A RedeTV!, sim, normalmente [é ultrapassada, na base de pagantes, pelos infantis Discovery Kids e Cartoon Network, ou por SporTV e FOX no horário nobre.

Mais conteúdo sobre:

NeoTVNET/ClaroRecordRedeTV!SBTSky