Aqui tem meio ambiente com humor e divergência

Aqui tem meio ambiente com humor e divergência

Cristina Padiglione

07 de agosto de 2012 | 20h13

                  Desafio em Dose Dupla, série já feita nos EUA, ganha bem cara de Brasil na versão produzida pela Mixer para o Discovery Brasil. Um militar e um adepto de preceitos indígenas dividem a tarefa de explorar lugares inóspitos e de sobreviver à fome, à sede e aos perigos da natureza, tendo pontos de vista bastante distintos sobre as soluções para cada barreira.

É reality show, vá lá, que digam assim, mas não prevê competição. Edmilson Leite Guimarães Filho, na série tratado apenas como Leite, um coronel da Força Aérea natural de Fortaleza e hoje morador de Manaus, vota pelo abatimento de um jacaré para que os dois matem a fome em pleno pantanal. Leonardo Marques Rocha, o Léo, que aos 11 anos passou seis meses com uma comunidade indígena no Xingu e hoje vive na Chapada dos Guimarães, com mulher e dois filhos, é contra a morte do réptil.

Jacaré abatido e grelhado, Léo continua a resistir ao menu. Prefere as frutas que encontra pelo caminho e não quer carregar dentro de si o cheiro de sangue da caça, o que atrairá outros predadores.

Dito assim, até parece que o cardápio vem embalado naqueles discursos didáticos de meio ambiente. Não vem. O par sabe respeitar suas diferenças. Há na versão nacional do programa uma flexibilidade no olhar de um e de outro sobre as decisões e divergências de opinião, nada que se compare àquela maneira polarizada que os americanos têm, ao modo democratas e republicanos.

Entre uma diferença e outra, sobra humor involuntário. A direção soube respeitar, da cena à edição, o tempo de cada um, as pausas que tornam alguns diálogos hilários. E ninguém sai no braço porque o jacaré morreu.

Bom de ver, bom de entender. Uma aula sobre comportamento, meio ambiente e sobrevivência, sem perder a ternura.

Estreia dia 21, às 21h, em seis episódios, no Discovery (que era Channel e agora se faz chamar apenas pelo primeiro nome).

Mais conteúdo sobre:

DiscoveryMeio ambienteReality show