Whocares, projeto de Gillan e Iommi, vai lançar CD em junho

Estadão

16 de maio de 2012 | 06h35

Marcelo Moreira

O que era para ser apenas uma reunião de grandes amigos para um projeto beneficente está se tornando o que muito fã está chamando de “continuação” do álbum “Born Again”, do Black Sabbath, de 1983, quando Ian Gillan, do Deep Purple, assumiu os vocais da banda.

Gillan e Tony Iommy, o guitarrista do Black Sabbath, se reuniram no ano passado no projeto Whocares, que arrecadou dinheiro para a reconstrução de uma escola de música na Armênia (ex-república soviética localizada entre o Cáucaso, no extremo leste da Europa, e o Oriente Médio) e também para a manutenção de entidades que apoiam familoiaresde vítimas do terremoto que atingiu o país em 1988.

O Whocares gravou um single com duas músicas, “Holy Water” e Out of My Mind”, com a participãção de gente como  Jon Lord (ex-Deep Purple), Jason Newsted (baixo, ex-Metallica) e Nicko McBrain (bateria, Iron Maiden). Um ano depois, o projeto vai dar origem a um CD completo.  “WhoCares” álbum será lançado em 22 de junho via earMUSIC.

Imagem

Tony Iommi e Ian Gillan (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O single foi um momento contente e inspirado. A fagulha que levou Iommi e Gillan a um estúdio juntos novamente foi o financiamento da reconstrução de uma escola de música na Armênia que eles visitaram juntos em várias ocasiões nos últimos anos.

Segundo a imprensa inglesa, Gillan e Iommu estudam incluir no álbum a ser gravado e compilado duas músicas originais e inéditas do Whocares(não foi revelado se essa faixas seriam sobras do ano a´passado ou novas composições a serem registradas),  uma faixa inédita de estúdio do Deep Purple, “Dick Pimple”; uma música da Repo Depo (banda que Ian Gillan formou antes da reunião com o Deep Purple , em 1984, que nunca lançou nenhum material); duas músicas inéditas de Tony Iommi com Glenn Hughes; colaborações obscuras, lados B perdidos vinis de sete polegadas; e versões ao vivo exclusivas gravadas no rádio das carreiras solo dos músicos envolvidos.

Projeto antigo

O Whocares é É uma reedição do projeto beneficente “Rock Aid Armenia”, de 1988, para ajudar as vítimas do terremoto Leninakan. Iommi e Gillan foram convidados a visitar a Armênia em 2010 para conferir o que tinha sido feito com o dinheiro arrecadado há 24 anos e desde então.

Lá constataram que o dinheiro foi bem empregado, mas também que algumas carências ainda permaneciam. visitaram uma escola de música e descobriram que ela está funcionando numa acomodação temporária, e que sua sede permanente ainda não foi reconstruída, mesmo 20 anos após o terremoto.

No voo de volta a Londres, os dois conversaram e tiveram a ideia de criar uma sequência do projeto. Resolveram voltar ao estúdio para gravar novas músicas e assim, arrecadar mais dinheiro para a escola em questão.

A linha de frente do WhoCares: Ian Gillan (esq.), Nicko McBrain, Jon Lord e Tony Iommi

A Armênia é uma ex-república soviética. Independente desde 1992, após séculos de domínio russo e turco, é um país encravado no Cáucaso, cordilheira entre a Rússia, a Turquia e o Irã, de população majoritariamente cristã em uma região com predomínio do islamismo. Seu território original, como era nos séculos XV e XVI, abrangia partes da Turquia, Irã e Azerbaijão. Hoje é apenas um quarto do que foi.

O território de 1988 devastou a região, ainda sob domínio soviético. As estatísticas a respeito de mortos nunca foram precisas. Variaram de 2 mil a 20 mil pessoas mortas. Na época, as imagens da tragédia foram tão chocantes que mobilizaram o mundo em várias ações humanitárias e de arrecadação de dinheiro em benefício das vítimas.

Uma dessas ações foi a criação do projeto “Rock Aid Armenia”, em 1989, sob a liderança de Gillan e Iommi, inspirados no “Hear ‘N Aid”, de 1986, criado por Ronnie James Dio também em caráter beneficente.

Entre as figuras que participaram da gravação de “Smoke on the Water”, do Deep Purple, em versão multiestelar, estavam os citados mais Bruce Dickinson e Adrian Smith (Iron Maiden), David Gilmour (Pink Floyd), Brian May (Queen), Keith Emerson (Emerson, Lake and Palmer), Rick Wakeman (Yes), entre outros.

Leia aqui mais sobre o projeto “Rock Aid Armenia”.  

E aqui sobre a iniciativa de Dio em criar o Hear ‘N Aid.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.