WhoCares, o projeto de Ian Gillan e Tony Iommi para a Armênia

Marcelo Moreira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Quando Ian Gillan (Deep Purple), Tony Iommi (Black Sabbath), Jason Newsted (ex-Metallica), Jon Lord (ex-Deep Purple) e Nicko McBrain (Iron Maiden) se reuniram para revitalizar um projeto beneficente para vítimas de um terremoto, jamais imaginariam que, pouco antes do lançamento de músicas para este projeto, o Japão seria devastado por tremores de terra fortíssimos e tsunamis.

PUBLICIDADE

O Japão não é a Armênia, e suportou, dentro das circunstâncias, as consequências sem que o país ficasse desmoronado e inerte como o Haiti, por exemplo. Ainda assim, se pudessem, os músicos ampliariam o projeto para estendê-lo também em benefício das vítimsa japonesas.

Liderados por Gillan e Iommi, os músicos se reuniram sob o nome de WhoCares, paragravar duas músicas,  "Out Of My Mind" e "Holy Water". É uma reedição do projeto beneficente "Rock Aid Armenia", de 1988 para ajudar as vítimas do terremoto Leninakan.

 Foto: Estadão

Recentemente, Tony Iommi e Ian Gillan viajaram para a Armênia para ver como o dinheiro arrecadado havia ajudado a comunidade local. Durante a viagem, eles visitaram uma escola de música e descobriram que ela está funcionando numa acomodação temporária, e que sua sede permanente ainda não foi reconstruída, mesmo 20 anos após o terremoto. Resolveram voltar ao estúdio para gravar novas músicas e assim, arrecadar mais dinheiro para a escola em questão.

A Armênia é uma ex-república soviética. Independente desde 1992, após séculos de domínio russo e turco, é um país encravado no Cáucaso, cordilheira entre a Rússia, a Turquia e o Irã, de população majoritariamente cristã em uma região com predomínio do islamismo. Seu território original, como era nos séculos XV e XVI, abrangia partes da Turquia, Irã e Azerbaijão. Hoje é apenas um quarto do que foi.

Publicidade

O território de 1988 devastou a região, ainda sob domínio soviético. As estatísticas a respeito de mortos nunca foram precisas. Variaram de 2 mil a 20 mil pessoas mortas. Na época, as imagens da tragédia foram tão chocantes que mobilizaram o mundo em várias ações humanitárias e de arrecadação de dinheiro em benefício das vítimas.

Uma dessas ações foi a criação do projeto "Rock Aid Armenia", em 1989, sob a liderança de Gillan e Iommi, inspirados no "Hear 'N Aid", de 1986, criado por Ronnie James Dio também em caráter beneficente.

 Foto: Estadão

Entre as figuras que participaram da gravação de "Smoke on the Water", do Deep Purple, em versão multiestelar, estavam os citados mais Bruce Dickinson e Adrian Smith (Iron Maiden), David Gilmour (Pink Floyd), Brian May (Queen), Keith Emerson (Emerson, Lake and Palmer), Rick Wakeman (Yes), entre outros.

Leia aqui mais sobre o projeto "Rock Aid Armenia".  E aqui sobre a iniciativa de Dio em criar o Hear 'N Aid.

As músicas de agora, o vídeo de "Out Of My Mind" e mais 30 minutos de um documentário estarão no lançamento de "Out Of My Mind / Holy Water" que chega às lojas no dia 6 de maio e também será lançado em uma edição de colecionador em vinil, que será fabricada com uma tiragem de apenas 1000 unidades numeradas.

Publicidade

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/5chZyRnK8dU" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/DHDHAUSXSGg" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/Odeztf1nK8s" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.