PUBLICIDADE

Warpaint, as meninas-veneno da Califórnia

Roberto Nascimento

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

É fácil enganar-se com as fotos do Warpaint. São quatro moças californianas de bochechas rosadas e traços que sugerem a fase entre o fim da adolescência e o diploma da universidade. No disco, a história é outra. Primeiro da banda, "The Fool" é uma mistura invocadíssima de pós-punk com shoegaze, um opiáceo sonoro do bom, capaz de intimidar qualquer marmanjo cabeludo que se julgue roqueiro.

Não que o Warpaint, como sugere o nome (tinta de guerra) seja agressivo a la Hole ou Riot Grrrl. A imponência da banda se dá de modo sutil, em viagens amplas que se densificam com repetição, como massa no girar da colher de pau, cimento na betoneira.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Quando se dá conta, já se está sob a hipnose viscosa de Warehouse ou Undertow, seduzido pela vastidão de seus espaços, de suas melodias negras e lânguidas. O centro de gravidade do Warpaint é a baterista Stella Mozgawa, instrumentista de toque roliço, que navega uma série de ritmos, do punk ao rock clássico ao funk, com exímia aptidão.

A contundência da banda vem da forma com que Stella atrasa o ritmo e deixa as baquetas desabarem sobre o couro, aparentando um sutil desleixo cujo efeito é letal. Este veneno também é destilado nas letras da banda.

Publicidade

 Foto: Estadão

Em Baby, por exemplo, a vocalista Emily Kokal canta: "Você não vai ligar para ninguém por que eu ainda sou sua baby". É uma ameaça psicótica que reafirma que o Warpaint não está para brincadeira. Boa parte de "The Fool" é estática, com acordes menores inertes e melodias que pairam sobre eles. Mas de pouco em pouco Mozgawa toma conta do disco com seu suingue peculiar que, não inteiramente afro, mas certamente ritmado, põe o Warpaint para dançar.

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/AedHv7geXcU" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/LhVLshtWnhs" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.