Wander Taffo vira nome de escola estadual em São Paulo

Marcelo Moreira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Uma boa notícia em meio ao mar de lama da política nacional. Em meio às ideais totalmente equivocadas que defende, assim como  seu partido, o deputado estadual paulista Carlos Giannazi (PSOL) conseguiu emplacar o nome do guitarrista Wander Taffo como nome de uma escola estadual na zona sul de São Paulo.

PUBLICIDADE

A ideia de batizar a Escola Estadual Músico Wander Taffo não foi de Giannazi, mas só foi possível graças a uma lei proposta por ele aprovada pela Assembleia Legislativa paulista. Houve uma cerimônia simples, mas bastante relevante, no dia 18 de agosto, no local para inaugurar a "nova" escola.

A escola em questão já oferecia em sua grade curricular aulas de música e Giannazi viu uma feliz coincidência ao propor o nome do artista. "Outra ocorrência simultânea a esta é o fato da recente aprovação da mudança na LDB que traz de volta o ensino de música ao ciclo fundamental e médio nas escolas brasileiras", disse o parlamentar ao site da Assembleia Legislativa.  "É uma honra poder dar um nome de um grande artista, de talento reconhecido, a uma escola pública da rede estadual".

Nada mais justo em relação a um artista dos mais injustiçados na cultura brasileira, e que foi um dos maiores guitarristas deste país. Não faz muito tempo ouvi no rádio do carro a música "Lola", clássico dos Kinks, banda inglesa dos anos 60, em uma versão feita nos anos 90 pelo extaordinário guitarrista. Não ficou boa, soava comercial demais e a letra era bem sofrível.

Não ouvi até o fim, mas fiquei lebrando de um workshop que ele fez também nos anos 90 em seu IGT paulistano, hoje EM&T. O clima descontraído e a forma didática de como o cidadão expôs seu "conteúdo" deixavam claro o quanto ele conhecia seu instrumento e o quanto sabia de música.

Publicidade

Morto aos 54 anos em 2008, o guitarrista deixou uma evidente lacuna gigante no espaço musical brasileiro - para abusar do clichê odioso - não só por ser virtuoso, mas principalmente por sua integridade e caráter.

 Foto: Estadão

Assim como sua versão de "Lola" que deixou a desejar, Wander Taffo também fez outras de qualidade questionável, mas teve o grande mérito, entre milhares de outros, de ser o descobridor do Dr. Sin, ao dar uma forma grande para os irmãos Andria e Ivan Busic e para Eduardo Ardanuy, todos com passagens excelentes pela banda Taffo, que fez um competente hard rock no final dos anos 80.

Descobriu muitos outros talentos, e foi um requisitado músico de estúdio e apoio, tendo tocado com Rita Lee e com váriso astros da MPB, alguns decentes,outros de qualidade bem duvidosa.

Seu Rádio Taxi,  banda de pop rock de bastante sucesso no começo dos anos 80, não representa a sua competência e seu virtuosismo, mas mostra um artista versátil, completo e inteligente, com pelno domínio do processo musical, desde a composição até a gestão empresarial - afinal, ele foi o visionário que fundou o IGT brasileiro nos mesmos moldes do norte-americano. Merece todo o meu respeito.

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/XlemJ8kgj2g" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Publicidade

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/T2AOkczKYPI" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.