Versatilidade domina novo trabalho de Jefferson Gonçalves

Helton Ribeiro - revista Blues 'N' Jazz Embora os CDs de Jefferson Gonçalves sejam excelentes, é no palco que ele mostra toda a força do estilo que criou, fundindo blues, rock, country e música regional nordestina. Seu primeiro DVD, "Encruzilhada ao Vivo" (que vem acompanhado de CD com todas as músicas) foi gravado em show no Rio de Janeiro, em dezembro de 2012.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O gaitista carioca incorpora mais um elemento à sua mistura, o chamado instrumental brasileiro ("Tudo azul", do saxofonista Carlos Malta). Já "All along the watchtower" (Dylan) tem um trecho em ritmo de reggae e citações de ''Assum preto" e "Summertime''.

PUBLICIDADE

"Down in Mississippi" é a que fica mais perto de um blues tradicional. Em compensação, há a antológica versão "rastapé" de "Crossroads". "Mellow down easy" cita "Get back" (Beatles) e, em "Big Jake" (Norton Buffalo), Jefferson brinca com os temas dos Flintstones e do Pica-pau.

Em "Don't look back" o grande parceiro de Jefferson, Kleber Dias, tem mais espaço para solar à guitarra. Em outras faixas ele toca também violão e bandolim (além de ser o vocalista do grupo). A banda, que acompanha Jefferson há muitos anos, é totalmente entrosada: além de Kléber, Fábio Mesquita (baixo), Março BZ (bateria e metalofone) e Marco Arruda (percussão).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.