Van Halen anuncia retorno aos palcos em 2012

Estadão

26 de dezembro de 2011 | 22h00

Marcelo Moreira

Não foi a novidade que todos esperavam, até porque muita gente sabia, pois a informação havia vazado faz tempo: o Van Halen vai fazer nova turnê em 2012, milagrosamente com a mesma formação da última turnê norte-americana, de 2007-2008 – David Lee Roth conseguiu não brigar com ninguém.

O anúncio, feito de forma seca e sem pompas, surgiu no site da banda, em três vídeos, que podem ser vistos aqui. Para variar, nada mais foi dito. As datas não foram definidas, assim como quando começarão as vendas de ingressos.

O quase nada que se sabe é que provavelmente só tocarão nos Estados Unidos e Canadá, com possibilidades remotas de poucas datas na Europa.

Atual formação do Van Halen: Alex Van Halen, David Lee roth, Eddie Van Halen e Wolfgang Van Halen (baixista, filho de Eddie)

Segundo Sammy Hagar, que saiu da banda em 1996, afirmou em uma entrevista à revista brasileira Rock Brigade nos anos 90, o guitarrista Eddie Van Halen detestava fazer voos longos e ficar muito tempo fora de casa, o que inviabilizava passar muito tempo na Europa ou no Japão, por exemplo.

Hagar respondia a uma acusação de Eddie na mesma revista, em entrevista publicada meses antes, que dizia que o motivo de o Van Halen só ter tocando uma vez no Brasil (em 1983) era a recusa de Sammy em viajar para qualquer continente que não fosse a Europa.

O engraçado é que, na turnê de 1998, quando o cantor era Gary Cherone (que voltou para o Extreme), a banda passou dez dias na Austrália, tocando em quatro cidades, inclusive filmando em Melbourne o único registro oficial daquela formação em vídeo.

O baixista continuará sendo Wolfgang Van Halen, filho de Eddie – guitarrista de formação e que substitui Michael Anthony, dispensado de forma não muito bonita em 2006.

Quanto a um suposto novo álbum, apenas boatos e indiscrições de músicos amigos de Eddie afirmando que há bastante material composto esperando apenas Roth colocar os vocias. Entretanto, não há nada concreto sobre qualquer lançamento.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.