PUBLICIDADE

Uma reverência a Buddy Holy

Emanuel Bomfim

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Aparência desleixada não era protótipo ideal do roqueiro nos anos 50. Buddy Holly que o diga: roupa engomadinha, jeitão de nerd, quase como se tocasse na banda de Dave Brubeck. O explosivo gênero e todo seu legado de transgressão mal existiam, é verdade. Mais do que pose, havia competição pela admiração de uma juventude sedenta pelo frescor do rockabilly.

Em cena, figuravam os pioneiros Bill Haley, Chuck Berry e o todo poderoso Elvis Presley. Nenhum deles, porém, teve ascensão tão rápida quanto Buddy Holly.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Em três anos e apenas três discos, ele causou estrago suficiente para o resto da história da música pop. Mal deu tempo para estagnar. Morreu num acidente aéreo aos 22 anos, em 1959, o mesmo que levou Ritchie Valens e Big Bopper. No dia 7 de setembro de 2011, o lendário texano faria 75 anos, o que motivou o selo Fantasy a produzir o recém-lançado disco tributo Rave On Buddy Holly.

São 19 regravações que dão conta de reafirmar a importância do legado de Holly. Só de ouvir Paul McCartney descer o sarrafo na vibrante It's so Easy já vale o álbum. Mas não para por aí.

O duo Black Keys dá um show à parte com a ensolarada Dearest, enquanto o Florence & the Machine se apropria dos sopros para compor a sensual Not Fade Away. Para completar, tem Julian Casablancas, Modest Mouse, Patti Smith, Lou Reed, Cee Lo Green... Precisa de mais?

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.