Uma rápida entrevista com Phil Mogg, do UFO

Bento Araujo - da revista poeira Zine

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A pZ aproveitou que o UFO está de malas prontas para o Brasil e bateu um papo rápido com o líder, frontman e fundador da banda.

 

poeira Zine - Em todos esses anos, você é único integrante do UFO presente em todos os discos e formações. Como tem sido a jornada?

Phil Mogg - Bem irregular, instável e acidentada!

PUBLICIDADE

pZ - No início, parecia óbvio uma banda com o nome de UFO fazer rock espacial. Você ainda gosta dos dois primeiros discos, UFO 1 e UFO 2: Flying?

PM - Não gosto muito. Nesses dois primeiros discos, éramos uma banda extremamente jovem, tentando achar o nosso caminho.

Publicidade

pZ - Para alguns fãs, o UFO começou a funcionar bem a partir do quarto álbum,Phenomenon. Foi um ponto de virada para o grupo?

PM - Sim, certamente! E digamos que foi um belo ponto de virada. Foi o início do nosso período com a Chrysalis, então sabíamos que muita coisa estava por vir.

pZ - A capa de Force It gerou muita polêmica na época e foi censurada em alguns países. Os sexos do casal da foto são desconhecidos até hoje. É verdade que aqueles modelos eram Genesis P. Orridge e sua namorada Cosey Fanni Tutti, ambos integrantes do Throbbing Gristle?

PM - Eu não tenho certeza sobre a identidade daquele casal, mas isso que você comentou me parece correto. Genesis P. Orridge foi, depois, assistente do fotógrafo que cuidou daquela capa, e que trabalhava para a Hipgnosis na época.

pZ - Já passou pela sua cabeça de lançar um disco solo cantando blues, uma de suas paixões?

Publicidade

PM - Não. Sempre tem algo para se fazer relacionado ao UFO e eu sou um puta de um preguiçoso também... Enfim, nunca tenho algum tempo sobrando pra pensar numa carreira solo.

pZ - Steve Harris nunca escondeu que é um grande fã do UFO e que se inspirou muito no grupo para moldar o estilo do Iron Maiden. O que você acha disso? Você conhece Harris pessoalmente?

PM - Bem, eu penso que somos muito agradecidos por isso. Steve Harris não é exatamente um amigo, mas eu já ouvi dizer que ele é um sujeito amável.

pZ - Strangers In The Night é um dos melhores discos ao vivo de todos os tempos. Quais as melhores lembranças daquela época?

PM - Chicago Amphitheater, grande show, grande noite, uma atmosfera fantástica.

Publicidade

pZ - Aproveitando, vamos tirar uma dúvida de muitos fãs. Michael Schenker toca guitarra no disco todo, ou algumas faixas foram gravadas já pelo seu substituto, Paul Chapman?

PM - Michael Schenker toca guitarra em todas as faixas de Strangers In The Night.

pZ - Por que o UFO raramente toca material dos anos 1980, ou mesmo das duas décadas seguintes, onde vocês lançaram bons álbuns como Walk On Water,Covenant e Sharks?

PM - Além de nossa "dieta básica" de material do Strangers In The Night, nós misturamos outras canções no repertório, mas realmente nunca revisitamos nosso material dos anos 1980. Nas últimas tours, no entanto, temos tocado "Venus", do Walk On Water.

pZ - O UFO parace revigorado de 2004 pra cá, com o lançamento de discos como You Are HereThe Monkey PuzzleThe Visitor e o mais recente, Seven Deadly. Qual o segredo?

Publicidade

PM - Depois de décadas, creio que o UFO finalmente se uniu e entendeu o que estamos fazendo e para onde estamos indo.

pZ - A nova excursão brasileira promete, qual é a expectativa e quais são as lembranças da primeira passagem, em 2010?

PM - Lembranças? Amarula, clima fantástico e mulheres encantadoras. É uma nova tour, com novo material, novo setlist. Nos vemos em breve!

A Main Stage SP está trazendo o UFO para uma turnê brasileira no mês de maio. As datas são: 8/5 no Rio de Janeiro, 9/5 em Goiânia, 11/5 em São Paulo e 12/5 em Porto Alegre. Mais informações no site: www.mainstagesp.com.br

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.