Uma coletânea menos óbvia dos Beatles

Estadão

02 de agosto de 2012 | 17h00

Marcelo Moreira

Um coletânea dos Beatles menos óbvia. Uma afirmação como essa soaria como deboche ou insanidade em relação á banda de Liverpool por conta da enorme quantidade de hits compostos e gravados pelos quatro músicos. Mas não é que o iTunes conseguiu fugir da completa obviedade?

O álbum digital exclusivo “Tomorrow Never Knows” foi lançado nesta semana exclusivamente pela loja de música da Apple. O LP apresenta 14 músicas, dentro da discografia altamente influente da banda, que ainda fazem parte da cultura pop mundial. Também estará disponível para streaming (ou download pago), na iTunes Store, o filme promocional clássico da música “Hey Bulldog”.

“Quase tudo que a minha banda sabe sobre como gravar uma música está ligado aos Beatles de alguma forma”, explica Mike Shinoda, do Linkin Park, em declaração ao site oficial da EMI, gravadora que detém os direitos de relançamento doca tálogo dos Beatles. “Direta ou indiretamente, eles estabeleceram um padrão sobre como todos os álbuns devem ser gravados e mudaram o mundo.” 

Esse catálogo, o mais valioso da música, é capaz de proporcionar uma coletânea bastante saborosa com músicas como “Helter Skelter” (seria o primeiro heavy metal da história?), “I’m Down”, “It’s All Too Much”, “I’ve Got A Felling” e” “The End”. Tudo bem, ali tem o megahit “Revolution”, que é um dos símbolos dos Beatles, mas há preciosidades que são quase raridades, como “Savoy Truffle” e “You Can’t Do That”, além do marco progressivo “Tomorrow Never Knows”.

 Entre os lançamentos digitais exclusivos dos Beatles no iTunes (lançados desde novembro de 2010), incluem os 13 lendários álbuns de estúdio da banda, uma edição especial do Beatles Stereo Box Set (ganhador de um Grammy), a compilação dupla Past Masters, as clássicas coleções 1962-1966 (Red) e 1967-1970 (Blue), “Love” e o documentário “All Together Now” (making of do espetáculo do Cirque du Soleil), a coleção Anthology remasterizada, a coletânea “1”, ringtones, o filme “Yellow Submarine” restaurado e seu livro interativo gratuito.

 Repertório The Beatles: Tomorrow Never Knows

 1. Revolution                            

2. Paperback Writer                  

3. And Your Bird Can Sing

4. Helter Skelter

5. Savoy Truffle

6. I’m Down

7. I’ve Got A Feeling

8. Back In The USSR

9. You Can’t Do That

10. It’s All Too Much

11. She Said, She Said

12. Hey Bulldog

13. Tomorrow Never Knows

14. The End

Mais conteúdo sobre:

Beatles