U2: dez músicas para entrar no clima

Estadão

04 Abril 2011 | 11h00

Daniel Fernandes

É verdade: o U2 foi ficando chato com o passar dos anos. Ainda é capaz de amealhar uma multidão de fãs aonde quer que a banda pise. Mas ficou chatinho esse discurso de vamos salvar o mundo.

Mesmo assim, o U2 ainda é uma banda gigantesca. Com um som poderoso, principalmente ao vivo. Os caras sabem o que fazer em um palco, montado em um estádio, para entreter um público formado invariavelmente por mais de 60 mil almas.

Foi assim na Argentina, como podemos perceber pela matéria publicada no site do Estadão.

Por isso, para ‘esquentar os shows brasileiros, resolvi montar uma lista com as minhas, as suas, as nossas músicas que mais gostamos da banda irlandesa.

Essa lista foi montada sem nenhum critério aparente. E por isso mesmo, e como não poderia deixar de ser, tem muita coisa da década de 80. Porque foi na década de 80 que um dos meus 150 primos me apresentou a banda. Eu era um moleque, portanto, dá para imaginar o que aconteceu com a minha cabeça quando ele colocou para tocar no seu aparelho de som o vinil do primeiro registro ao vivo da banda – Under a Blood Red Sky.

Ou seja, a primeira música que eu escutei do U2 na minha vida foi Sunday Bloody Sunday a0 vivo. Dá para sentir toda a paixão. Todo o protesto daqueles caras tocando ao vivo, logo depois de Bono Vox introduzir a canção ao público: “There´s been a lot of talk about this next song…many, many too much talk. This song is not a rebel song, this song is Sunday Bloody Sunday”.

Eis a minha humilde lista (para os nossos metaleiros de plantão detonarem) em ordem de importância (para mim, é claro, que tenho o prazer de escrever nesse blog:

Sunday Bloody Sunday
New Year´s Day
I Will Follow
Gloria
One
Miss Sarajevo
Stay (Faraway, So Close!)
Staring At The Sun
Everlasting Love
The Eletric Co.

Acho que todas elas tocaram no rádio em algum momento…..ainda bem!!!