PUBLICIDADE

Thin Lizzy desfigurado e caótico retorna aos palcos

Marcelo Moreira

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Onda de reuniões de bandas mortas que começou em meados dos anos 90 ressuscitou diversos fantasmas. Boa parte deles, senão  maioria, fez um trabalho digno ao retornar aos palcos e aos estúdios. Outros apenas mancharam um passado glorioso. Neste último caso se encaixa o Thin Lizzy, banda irlandesa liderada pelo falecido Phil Lynnot, baixista e vocalista.

Entre 1969 e 1983, o Thin Lizzy definiu as bases para o hard rock e para os famosos duelos de guitarra tão característicos do heavy metal, embora o Wishbone Ash, banda inglesa do mesmo período, também reivindique tal paternidade.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Seja como for, Lynnot encerrou a banda em 1983 e morreu três anos depois. Em 1995, um de seus mais fiéis escudeiros, John Sykes, que tocou com Tygers of Pan Tang e Whitesnake, praticamente se apossou do legado de Lynnot e ressuscitou a banda com músicos contratados após o fim de seu projeto Blue Murder.

Essa encarnação do Lizzy durou cinco anos, rendeu apenas um CD duplo al vivo e, entre idas e vindas, contou o baterista original, Brian Downey, em alguns shows, e o tecladista Darren Wharton, que fez parte da fase final do grupo, no início dos anos 80. Scott Gorham, guitarrista da segunda metade da década de 70, também chegou a acompanhar p "chefe" Sykes.

Pois agora Wharton é que se apossa do "legado" e decidiu reinventar o Thin Lizzy. Em recente entrevista, o grupo de 2011 é o "melhor sem Phil Lynott", em clara crítica a John Sykes. Segundo o tecladista, muitas músicas antigas, da primeira fase da banda, foram resgatadas e estão soando como o verdadeiro Thin Lizzy, com muita variação de lista de músicas.

Publicidade

Existe um novo vocalista, que é Ricky Warwick, bastante conhecido na cena underground inglesa. "Sem desrespeitar John Sykes, mas acho que Ricky tem a humildade típica de Phil, assim como o sotaque irlandês, que deixa tudo bem mais próximo", disse Wharton ao site Bravewords.

 Foto: Estadão

A banda pretende realizar uma turnê inglesa no segundo semestre, engatando depoius uma turnê europeia. Além de Wharton e Warwick, formam o Thin Lizzy desfigurado de 2011 Brian Downey, que retorna à bateria, o baixista Marco Mendoza, o guitarrista Vivian Campbel, que atualmente toca no Def Leppard, e Scott Gorham na outra guitarra.

Todos deveriam ser processados por profanar um dos mais sagrados ícones do rock.

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/O5ifI4MsthU" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/2B435SzgfRk" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.