Therion toca em São Paulo em junho

Estadão

10 de maio de 2012 | 22h44

da equipe Combate Rock

A banda sueca Therion voltará ao Brasil com a turnê que celebra seus 25 anos de carreira. O show acontece em 05 de junho, no Teatro Abril, em única apresentação no País. Expoente do metal extremo nos anos 90, o grupo foi refinando e aperfeiçoando seu som incorporando elementos sinfônicos e de outros gêneros, alcançando um sucesso até então inédito para uma banda de música extrema no norte da Europa e na Alemanha.

O guitarrista Christofer Johnsson, em declaração gravada aos fãs brasileiros, adianta que será um show histórico e épico: “Essa apresentação será totalmente pautada pelo álbum ‘Secret of the Runes’ mais algumas outras músicas que tocaremos exclusivamente ao público da América Latina, como ‘Land of Kaanan’, que nunca fizemos ao vivo. Não haverá um show igual a esse. Comemoramos nossos 20 anos de carreira na Europa, agora comemoraremos nossos 25 anos na América Latina”.

O Therion assumiu hoje que é um grupo de metal sinfônico. Criado em Estocolmo em 1987, seu nome é uma homenagem ao álbum “To Mega Therion”, dos suíços do Celtic Frost, atribuído a Aleister Crowley, ícone do ocultismo desta era.

A formação original contava com o baixista Christofer Johnsson, o guitarrista Peter Hansson, o baterista Oskar Forss e o vocalista Matti Kärki e o grupo chamava-se Blitzkrieg. Já com o nome oficial, Matti deixa a banda e Johnsson assume os vocais e a guitarra.

 O sucesso das demos “Paroxysmal Holocaust” e “Beyond The Darkest Veils Of Inner Wickedness” rendeu ao Therion, em 1989, o primeiro contrato com uma gravadora: a Deaf Records.

No ano seguinte, gravariam o primeiro álbum “Of Darkness…”, lançado em 1991, que deu à banda o título de uma das melhores bandas de death metal da Suécia. O segundo álbum, Beyond Sanctorum, lançado pela Active Records trazia novos elementos como vocais femininos, teclados e ritmos folk.Atualmente o Therion possui 13 álbuns de estúdio lançados, sendo o último intitulado “Sitra Ahra” (2010).

 SERVIÇO

Data: 5/6 (terça-feira)
Horário: 21h
Local: Teatro Abril
Endereço: Rua Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista – SP/SP
Informações: (11) 3112-0193
Site: www.negriconcerts.com.br
Classificação etária: 18 anos
Vendas: www.ticketsforfun.com.br

Tudo o que sabemos sobre:

Therion

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.