PUBLICIDADE

Symphony X, Shadowside e Almah tocarão no Metal Open Air

Marcelo Moreira

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

As últimas e concorridas vagas para o Metal Open Air estão sendo preenchidas. O festival de heavy metal de São Luís (MA), programado para abril, anunciou mais quatro atrações: a banda norte-americana Symphony X, um dos principais nomes do metal progressivo da atualide, e as brasileiras Almah, Shadowside e Stress. De longe já é o maior e melhor evento do gênero na América Latina.

PUBLICIDADE

A contratação do Symphony X é uma surpresa. A banda esteve no Brasil no ano passado em uma miniturnê elogiada e concorrida e costuma ficar longos períodos hibernando após giros como os que fez pela América do Sul. O mais recente álbum, "Iconoclast", teve desempenho bom nos Estados Unidos e na Europa e ganhou versão nacional também no ano passado.

A surpresa fica por conta da escalação do Shadowside e do Stress. A primeira ainda curte a excelente repercussão de seu mais recente álbum, "Inner Monster Out", gravado na Suécia e lançado no ano passado, e que foi listado em vários veículos especializados como um dos melhores de 2011. A convocação era mais do que merecida, mas demorou para ser concretizada, justamente por conta do desempenho do novo álbum no Brasil e no exterior.

 Foto: Estadão

Já a a veteraníssima Stress, de Belém (PA), formada no final dos anos 70, é considerada a primeira do Brasil a gravar um registro considerado heavy metal, em 1981. O Stress abraçou firmemente a NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) e sofreu durante muito tempo por "não aliviar o seu estilo", o que trouxe em troca fãs fiéis e um grande respeito da mídia especializada. Em 2011, a banda abriu o show do Iron Maiden em Belém do Pará, chegando a um público de quase 15 mil pessoas.

Em relação ao Almah, que cometeu um dos grandes álbuns de mtal nacional de 2011 -  "Motion" -, resta saber como o público vai se comportar depois que o vocalista Edu Falaschi (que canta também no Angra) xingou bastante o público brasileiro após um show com pouca gente em São Paulo - sua entrevista/desabafo recheada de palavrões repercutiu bastante na internet.

Publicidade

Entre as atrações confirmadas estão dois dos Big Four - Megadeth e Anthrax  - Blind Guardian, Grave Digger, Venom, Dio Disciples, U.D.O., Obituary, Exodus, Destruction, OTEP, Legion of the Damned, Fear Factory e Anvil além das nacionais Matanza, Andre Matos, Krisiun, Korzus, Dark Avenger, Torture Squad, Shaman, Drowned, Unearthly, Attomica, Hangar, Terra Prima, Semblant, Obskure, Headhunter D.C. e Expose Your Hate.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.