SWU: chuva escancara problemas de infraestrutura e saldo não foi bom

FELIPE BRANCO CRUZ E PEDRO ANTUNES

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Algumas gotinhas de chuva e o festival SWU sofreu um baque daqueles. As gotas continuaram, tornaram-se chuva, e tudo foi para a lama - quase literalmente. O segundo dia do eco-festival ficou marcado pela chuva que, às 14h, começou a incomodar as pessoas que chegavam ao Parque Brasil 500, no início da tarde de ontem.

PUBLICIDADE

As capas de chuva, segundo os vendedores ambulantes que circularam pelo local, "venderam como água", por R$ 10. "Mais que cerveja", disse um, que não quis ser identificado.

Mas assim como aconteceu nas edições históricas do Woodstock, ou do sempre chuvoso Glastonbury, realizado na Inglaterra, nada parece ter tirado o ânimo das bandas e do público. Com exceção da briga entre integrantes da produção do Ultraje a Rigor com de Peter Gabriel, em decorrência dos estragos da chuva no Palco Consciência. Outro problema foi o cancelamento da veterana banda indie Modest Mouse, no palco New Stage, causado por um erro no transporte dos equipamentos da banda. Segundo um comunicado oficial da banda, uma empresa de São Paulo, contratada para transferir os instrumentos, caixas de som, etc, só entregou metade do previsto, inviabilizando a apresentação. Os fãs, que desde cedo estavam em frente ao palco, deixaram o local abatidos.

Somente ontem a organização do SWU divulgou os números de anteontem, primeiro dia do festival: foram 64 mil pessoas e 600 atendimentos médicos, 90% dos quais por desidratação. Os casos policiais, todos por furto, somam 78 ocorrências, sendo que sete suspeitos foram presos.

No camping, ainda houve um incidente entre os acampados e os funcionários da organização: um segurança revistou os ocupantes e encontrou, dentro da barraca, uma faca de cortar pão, proibida pela organização. O segurança levou o item, o que causou revolta, mesmo com a promessa de que a faca seria devolvida ao fim do festival. Vale lembrar que todas as bagagens foram examinadas minuciosamente.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.