PUBLICIDADE

Stereophonics, um bólido na noite de São Paulo

Jotabê Medeiros - O Estado de S. Paulo 

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Arriscaria dizer que (até que Paul McCartney prove o contrário no Morumbi) foi a grande noite de rock'n'roll do ano em São Paulo. Stereophonics, do País de Gales, noite passada, no Citibank Hall lotado. Havia fãs de Minas, de Botucatu, do Rio de Janeiro, de todo lugar, e o lugar vibrava euforicamente. Guitar band que alterna pauleira e distorção com baladas acústicas de refrões gritáveis, como Maybe Tomorrow, o Stereophonics nunca foi tão badalado como colegas seus ilustres do rock britânico (Oasis e Blur, por exemplo), mas certamente é melhor hoje que 80% dos conterrâneos. A voz rouca de Kelly Jones (sempre no limite de se tornar afônico no meio do show), mais um "descarrego" sem cerimônia de 24 canções, sem pausa para respirar, fizeram da noitada uma das melhores do ano para quem curte um rock direto, energético, primal. Ao vivo, é fácil notar que o Stereophonics recicla em suas composições riffs muito conhecidos, como em She's Alright (lembra muito R.E.M.) ou Pick a Part That's New e More Life in a Tramp's Vest, que soam como punk rock setentista - parecem bastante uma atualização de MC5, roquinhos como Kick Out the Jams ou Ramblin' Rose, ou o toque punk glam de New York Dolls em Looking for a Kiss. Há um forte componente pop também, algo que bandas oitentistas, como Echo and The Bunnymen e Bauhaus cultivaram bem, mas o som do Stereo é mais solar que melancólico. A verdade é que, numa primeira análise lombrosiana, nem parecia, na entrada do grupo, que iria sair um som tão massudo - os cabelinhos repartidos ao meio, curtos, um ou outro com gel, e as roupas que pareciam ter saído da loja Gap da esquina... Bom, os ingredientes colocados no palco não anunciavam radicalidade. De fato, foi outra coisa, uma festa para estimular a pulsão coletiva, a fantasia, a dança. O grupo abriu com The Bartender and the Thief, pouco depois das 22 horas. É uma canção simbólica importante para a banda: foi o primeiro single de sua carreira, de 1998, composta pelo vocalista Kelly Jones em parceria com o ex-baterista Stuart Cable (encontrado morto em junho deste ano de overdose). Portanto, um tributo a um amigo caído. Sempre houve uma cozinha poderosa no conceito musical do Stereophonics, e o baixo do grandalhão Richard Jones e o baterista mão-pesada argentino Javier Weyler fazem um arrastão implacável pelos ouvidos da audiência. O público cantou a plenos pulmões os refrões mais conhecidos, como "So maybe tomorrow I'll find my way home" (Então, talvez amanhã eu encontre meu caminho para casa), e também os não tão conhecidos, como os da nova paulada Trouble, que parece feita sob encomenda para os estádios. O show do Stereophonics transcorreu a 250 km por hora, sem pit stops, como o DeLorean do filme, e agora só resta aguardar por um retorno deles mais rápido ainda. Set listThe Bartender and the Thief A Thousand Trees More Life In A Tramps Vest Superman Stuck In A Rut Uppercut Mr. Writer Have A Nice Day It Means Nothing My Friends Maybe Tomorrow Soldiers Make Good Targets Pass the Buck Pick A Part That's New Innocent Too Many Sandwiches Bright Red Star Vegas Two Times Just Looking Local Boy In The Photograph BIS:Madame Helga She's Alright Trouble Dakota

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.