Saxon é uma das atrações principais do Metal Open Air

Estadão

08 de fevereiro de 2012 | 06h38

Marcelo Moreira

Mais um nome de peso foi confirmado no Metal Open Air – talvez a banda mais importante, em termos históricos. O Saxon retorna ao Brasil poucos meses depois de ter tocado em São Paulo e deverá ser a atração principal de um dos dias do festival que será realizado em abril em São Luís (MA). Os organizadores, a Negri Concerts e a Lamparina Produções, informam que mais quatro bandas internacionais serão anunciadas ainda neste mês.

O Saxon completa 36 anos de atividade em 2012 e retorna ao país ainda divulgando o álbum “Call to Arms”, que é considerado o melhor da banda desde o ano 2000. No show de setembro passado, no HSBC Brasil, a banda fez um show fantástico, mantendo o nível das apresentações anteriores realizadas no Brasil. Foram quase três horas de desfiles de clássicos, além de cinco músicas do álbum mais recente. Em algumas entrevistas a revistas do Brasil, Paul Biff Byford já adiantava que voltaria em breve à América don Sul, omitindo, é claro, que negociava para participar do Metal Open Air.

Formada na região de South Yorkshire, na Inglaterra, O Saxon é um dos pioneiros da chamada New Wave British of Heavy Metal (NWBHM), movimento que incluiu no final dos anos 70 o Iron Maiden, o Def Leppard e mais uma infinidade de bandas interessantes, como Angel Witch, Witchfynd General e Tyger of Pan Tang.

Criado em 1976, manteve o nome de Son of a Bitch até 1978 (nome resgatado nos anos 90 por ex-músicos da banda em litígio com Byford e o guitarrista Paul Quinn).

Gravou seu primeiro álbum em 1979, “Saxon” e acabou sogfrendo bastante com mudanças de formação durante os anos 80, além de ter sucumbido, assim como o Judas Priest, à americanização de seu som naquela década, o que causou a ira dos fãs puristas.

Tal fase infeliz durou três álbuns, até que o heavy metal tradicional voltasse a predominar a partir do álbum “solid Ball of Rock”, em 1990.  A música “Crusader” é um dos maiores hits do heavy metal de todos os tempos, e é considerada um dos hinos do estilo.

O Metal Open Air terá como atrações, entre outras bandas,Megadeth, Blind Guardian, Grave Digger, Venom, Dio Disciples, Symphony X, U.D.O., Obituary, Exodus, Destruction, OTEP, Legion of the Damned, Fear Factory e Anvil,  além das nacionais Matanza, Motorocker, Andre Matos, Almah, Stress, Shadowside, Korzus, Dark Avenger, Torture Squad, Shaman, Drowned, Unearthly, Attomica, Hangar, Terra Prima, Semblant, Obskure, Headhunter D.C. e Expose Your Hate.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: