Safra boa de rock pesado -- segunda parte: Andralls, Threat, Age of Artemis, Rygel...

Marcelo Moreira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A banda Andralls, mais um nome importante da cena paulistana, voltou em alta ao CD. O novo álbum, "Breadneck", coroa uma fase extraordinária do grupo, que fez uma extensa turnê por 11 países europeus em 60 dias em 2012.

PUBLICIDADE

Com 14 anos de estrada, seis álbuns e diversas aberturas de shows internacionais, o Andralls refinou seu thrash metal, adicionando sonoridades modernas sem que haja perda de originalidade e peso.

Com disco novo nas lojas, o grupo não para e já emenda uma longa turnê pelo Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil como aquecimento para uma série de shows a ser marcada para o ano que vem nos Estados Unidos, o que certamente será o passo mais ambicioso do grupo paulistano.

"Breackneck" é uma paulada, um thrash metal poderoso e com excelente trabalho de guitarras. As composições são certeiras, diretas, quase cruas, como o bom thrash oitentista deve ser. "Enemy Within"´arrebeta com os ouvidos, enquanto que as belas "Rising from the Shell" e "Eye for an Eye" trazem um instrumental primoroso.

 Foto: Estadão

O Threat finalmente lança o esperado "Overcome" após cinco anos do lançamento da estreia. É outro álbum poderoso, com elementos mais modernos de thrash metal. Instrumental coeso e bons solos de guitarra, a banda caprichou também na lista de convidados: Hugo Mariutti (ex-Angra, Shaman e atual Motorguts) no baixo, Kiko Loureiro (Angra) e Heros Trench (Korzus na guitarra). A produção de Alexandre Garcia é um dos destaques, correta, precisa e ressaltando as guitarras.

Publicidade

 Foto: Estadão

Um dos trabalhos mais esperados do ano era o do Scelerata, banda gaúcha extremamente técnica e que pratica um power metal mesclado com heavy tradicional. O nível do álbum "The Sniper", a começar por uma grande surpresa: uma composição do alemão Andi Deris, vocalista do Helloween, que divide os vocais da faixa com Fábio Juan. Excelente canção, tem peso e melodia nas medidas certas.

"In My Blood" traz outra participação especial: Paul Di'Anno (ex-vocalista do Iron Maiden), que continua se dividindo entre Londres e São Paulo. Soberba, é algo tão pesado e benfeito que é superior ao que o vocalista gravou nos últimos dez anos.

Mais uma vez, o destaque aqui são as guitarras, bem trabalhadas e com um toque de mestre do produtor alemão Charlie Bauerfiend que já trabalhou "só" com Blind Guardian, Helloween, Gamma Ray, Motorhead e Halford, entre outros. O álbum todo é muito bom. Escute com atenção "Rising Sun" e "Unmasked Lies".

 Foto: Estadão

Os santistas do Rygel não ficam atrás e cometeram um grande álbum também. Poucos grupos na atualidade conseguem misturar influências de forma tão equilibrada como thrash, death, prog metal e progressive death metal. O peso é brutal, com guitarras no talo e um baixo gordo e veloz.

Diante de tal violência, fica meio deslocada a balada "Memories", benfeita e interessante, mas pouco inspirada. A porrada aqui é o que manda: "Perfect Stone", "Asking for your Vote", "Dammanation", "Walking Dead"...

Publicidade

 Foto: Estadão

O Stormental optou por lançar um DVD, "Perception of the Other", que é um trabalho magistral, já comentado aqui no Combate Rock. A união de heavy metal com dança resultou em um produto diferenciado, de alta qualidade e de extremo bom gosto. O áudio também foi lançado em CD.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

As músicas ajudam, e muito, mas o trabalho coreográfico de Elke Siedler, líder da Siedler Cia. de Dança e codiretora artística do projeto (ao lado do vocalista Alexei Leão) é impressionante, com movimentos delicados alternando com momentos tensos, mas graciosos. A banda catarinense desde já é candidata a ter o seu trabalho incluído entre os melhroes do ano. Preste a atenção também no perfeito trabalho de iluminação.

Já o Age of Artemis caprichou na produção de "Overcome Limits", a cargo de Edu Falaschi, vocalista do Almah e ex-membro do Angra. Não há exageros e o grupo usa a simplicidade como arma para manter a coesão do material, um power metal esbarrando no speed metal, com passagens progressivas que lembram bastante o Stratovarius.

 Foto: Estadão

Há momentos também em que surgem linhas melódicas de guitarra e teclados que remetem ao Angra e ao Symphony X, tudo muito bem executado e com bastante virtuosismo. Não há originalidade, o que não invalida uma audição com atenção.

"Bag of Scumbags" é um álbum interessante e difícil de classificar. A banda campineira Thriven faz um rock pesado na maioria das músicas, mas abusa, no bom sentido, de experimentações sonoras e musicais. São músicos excelentes, e de certa forma lembram um pouco o bom trabalho "Unpuzzle", da banda Maestrick, de São José do Rio Preto.

Publicidade

 Foto: Estadão

É a estreia da banda, um tanto a arriscada, com trabalho que certamente vai causar estranheza na primeira audição. São muitas as referências e as influências, mas sem dúvida é um dos álbuns completamente diferentes que surgiram no rock pesado atual.

Vale a menção ainda a algumas bandas boas que optaram pelo português nas letras, como o ótimo metalcore do Paura e do Bioface.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.