Rock Sinfônica, a união do Dr. Sin com a música erudita

Estadão

12 de novembro de 2010 | 08h17

Marcelo Moreira

Muito comum na Europa, a união entre música erudita e rock é evento raro em terras brasileiras. Conta-se nos dedos iniciativas semelhantes nesta década. Em 2004 tivemos em Campinas o espetáculo “Os Mitos e Lendas do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda”, com o Coral da Universidade Livre de Música, com
arranjos de Daniel Havens, Theophilo Augusto Pinto (Théo) nos sintetizadores e regência de Monica Giardini. Foi uma tentativa bem-sucedida de reeditar o espetáculo criado por Rick Wakeman.

Neste ano, em Sorocaba, o guitarrista e tecladista Billy Sherwood (ex-Yes) tocou com a Banda do Sol e a Orquestra Sinfônica da da cidade.

No dia 14 de novembro, o projeto será mais audacioso. O trio de hard rock Dr. Sin, uma das melhores bandas já surgidas no Brasil, se reúne com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e o músico e radialista Kid Vinil em um evento que pretende repassar a história do rock misturando guitarras e música erudita.

É o projeto “Rock Sinfônica”. A idéia do espetáculo é contar um pouco da história do rock através dos tempos numa adaptação para Banda Sinfônica feita por Alexandre Dalóia.

Kid Vinil será o narrador, fazendo a abertura sobre as origens do rock e terá a participação do trio Dr. Sin, formado por Ivan Busic na bateria, Andria Busic, baixo e voz e Eduardo Ardanuy na guitarra. No medley incial entram clássicos do rock como “Jailhouse Rock “(sucesso de Elvis Presley), “Tutti Frutti de Little Richard”, “Johnny B.Goode”, de Chuck Berry, e “Rock Around The Clock”, de Billl Halley , segundo site da banda paulistana.

A seguir entra Kid Vinil com uma narrativa sobre os Beatles e um medley de alguns sucessos dos Beatles, como “Twist and Shout”, “Help, Here There and Everywhere”, “Yellow Submarine”, “Eleanor Rigby” e “Let It Be”.

Na terceira parte aparece um panorama dos anos 60, com a orquestra juntamente com a banda Dr Sin fazendo alegorias sobre os temas “Light My Fire” do The Doors,”Purple Haze” de Jimi Hendrix, “Blowin´In The Wind” de Bob Dylan e “Satisfaction” dos Rolling Stones.

Partindo para a década de 70, o enfoque será nas bandas Led Zeppelin, The Who, Black Sabbath, Deep Purple e Pink Floyd. A banda executará os temas “Kashmir”, “Who Are You” ,”Changes”, “Smoke On The Water” e “Comfortably Numb”.

O final da década de 70 será respresentada por “Do You Remember Rock and Roll Radio”, dos Ramones. O concerto termina com arranjos diferenciados para “We Will Rock You”, do Queen, e “Roll Over Beethoven”, de Chuck Berry.

A Banda Sinfônica do Estado é uma das orquestras mais conceituadas do Brasil, tendo recebido elogios de críticos da Alemanha e da Áustria. Não poderia ser melhor a escolha para participar deste evento.

Serviço:

Dr.Sin + Banda Sinfônica do Estado
Data: 14/11/2010
Hora: 17h
Local: Sala São Paulo – APAA
Endereço: Praça Julio Prestes, 16 – Luz
Classificação: 12 anos.
Menores somente acompanhados dos responsáveis.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: