'Rock Raro', um mergulho na arqueologia do rock

Estadão

19 de março de 2011 | 23h29

Marcelo Moreira

Quando o rock finalmente virou coisa séria no Brasil, nos anos 80, um professor de física da USP, em São Paulo, colocou no mercado uma obra que assombrou jornalistas, críticos e aficionados em geral por música. “O Rock Progressivo” chegou às livrarias em 1985 e trazia um panorama completo até então do subgênero do rock mais amado e odiado pelos roqueiros.

Mesmo os detratores do progressivo se renderam e reconheram a qualidade da obra escrita por Valdir Montanari, que apresentava um rigor na pesquisa histórica nunca antes visto na literatura musical brasileira do extrato pop. A riqueza de informações e detlahes, bem como de discografias comentadas fizeram com que o livro se tornasse referência internacional, apesar das poucas reedições nacionais. O livro pode ser lido na íntegra aqui

.

Vinte e cinco anos depois, dois cidadãos fascinados por rock e igualmente criteriosos na pesquisa histórica resgatam a veia de Montanari que poucos seguiram. “Rock Raro”, de Wagner Xavier – que contou com a inestimável ajuda de João Carlos Roberto, retrata um universo pouco conhecido do mundo musical, as grandes bandas que nunca aconteceram, apesar da qualidade de seus trabalhos.

Em edição caprichada e design artístico moderno, a obra retrata bandas como  Jericho Jones, Twenty Sixty Six, Fuzzy Duck, Mellow Candle, Holy Moses, Fanny Adams, Alamo, Witch, Bonalim e muitos outros. O livro, editado pela Livre Expressão – RJ, traz resenhas, fotos coloridas – retiradas da coleção particular dos autores – de 352 discos raros de 352 grupos.

“O periodo estudado do livro é entre 1966 e 1979 e traz albuns de hard rock, progressivo, folk rock, blues rock como os principais generos”, diz o autor. “As resenhas, todas com opiniões particulares, não tem o foco crítico, jornalistico, musical, mas sim opinião dos autores. Procuramos incluir apenas discos que gostamos.”

Xavier e Roberto são colecionadores de CDs e LPs e são bem céticos sobre onde achar as maravilhas descritas no livro. É possível achar alguma coisa esparsa na internet, apenas para audição. A maioria das obras retratadas está fora de catálogo ou só podem ser obtidas em lojas físicas e virtuais superespecializadas na Europa.

Seja como for, a leitura é deliciosa e obrigatória para quem gosta de música e é apaixonado por rock.

ONDE ENCONTRAR

Para adquirir o livro envie um email para : wagner2505@yahoo.com.br ou rockraro@gmail.com e na sequência o autor combina o envio. 

Lojas Virtuais: 

Livraria Curitiba : http://www.livrariacuritiba.com.br/

Livraria Midas : http://www.livrariamidas.com.br/

 Joinville: livraria Midas da Jõao Colin e lojas Rock Total e Highway Discos.

 São Paulo ou demais Estados: 

Galeria do Rock

Dunno – 11 3337-0322 – 2o andar – Loja 371 – Helton Stand Up – 11 3362-1561 – 2o andar – Loja 368;  London Calling – www.londoncalling.com.br – 11 3223-5300 

Galeria Nova Barão

Captain Ray – 11 3151-4524 – Rua Alta – Loja 37

 Big Pappa Records, 11 3237-0176 – Rua Alta – Loja 30 

Praça Benedito Calixto – aos sábados na Rua dos Discos com o João Pacheco 

Para clientes de Curitiba o livro pode ser adquirido na Livraria Itiban na rua Silva Jardim, 845 – (41) 3232-5367. E-mail itiban@netpar.com.br

Tudo o que sabemos sobre:

Rock RaroWagner Xavier

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.