'Rock of Ages': musical cheio de energia e com Tom Cruise nota 10

Estadão

25 de agosto de 2012 | 22h23

Luiz Carlos Merten

Adam Shankman tornou-se conhecido nos EUA como jurado no programa de TV So You Think You Can Dance. O título é sugestivo – Então, Você Acha Que Pode Dançar. O próprio Shankman é ator, produtor, dançarino e coreógrafo. Esse homem sabe, sim, dançar. E também sabe dirigir. Hairspray – O Filme reinventou a obra cultuada de Peter Waters e ainda permitiu a John Travolta travestir-se como a lendária Divine dos filmes do rei do kitsch. Shankman volta-se agora para o metal farofa dos anos 1980.

A época retratada em Rock of Ages – O Filme é uma das mais polêmicas da história do rock. Jotabê Medeiros lembra que foi o tempo em que o heavy metal fazia permanente nos cabelos e usava ventiladores para balançá-los nos shows.

As canções pareciam ter Céline Dion como parâmetro estético. Uma época assim presta-se à caricatura. Você ainda não viu nada parecido com Tom Cruise na pele de Stacee Jaxx, vocalista da banda Arsenal.

Cruise já havia feito a sensacional caricatura de um produtor de Hollywood em Trovão Tropical. Ele agora faz uma espécie de súmula do metal farofa. Stacee é misantropo como Axl Rose, zoomórfico como Slash, alienado como Michael Jackson, viciado em groupies como Dave Mustaine.

 Banca o caubói e fala por parábolas, lembrando também Lemmy, do Motörhead. É uma caricatura hilariante, na qual, para servir ao personagem, o cientólogo (Cruise) mostra o bumbum.

Os últimos meses têm sido difíceis para Tom Cruise. Consolidado seu atribulado divórcio, as revistas norte-americanas desta semana sugerem um recuo de Katie Holmes, que estaria disposta a conversar (transigir?) com Tom, de forma a garantir sua participação no processo de educação da filha Suri, livrando-a das garras da Cientologia (que é, afinal, o que está em discussão). Se a vida anda complicada aqui fora, na tela tudo é só maravilha.

Missão Impossível – Protocolo Fantasma foi um grande sucesso e Tom Cruise se reinventa em Rock of Ages. Na trama do filme, o rock, em 1987, agoniza com astros decadentes como Stacee Jaxx.

As boys bands estão em alta, a música é só um grande negócio. Mas Stacee vai renascer ao cantar no porão infecto de Dennis Dupree, o empresário interpretado por Alec Baldwin.

Acossado pela ex-tiete convertida em salvaguarda da moral (Catherine Zeta-Jones), Dupree vai sair do armário, a própria Catherine vai retomar os prazeres de groupie.

E há os jovens que sonham com o estrelato, Diego Boneta e Julianne Hough. Shankman fez um filme que tem tudo – humor, energia, coreografias, (melo)drama. Mais que isso – fornece um retrato inteligente de todo um período da música e da cultura populares.

Tudo o que sabemos sobre:

Rock of AgesTom Cruise

Tendências: