PUBLICIDADE

Roça in Roll, o melhor festival underground do país

Marcelo Moreira

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Qual é o melhor e mais sólido festival de música underground do Brasil? Acerta quem aponta o Roça in Roll, em Varginha (MG), quase que totalmente dedicado ao rock pesado. Merecem menção o Porão do rock, em Brasília, e o Abril Pro Rock, em Recife (PE), mas estes a cada ano perdem o caráter alternativo e ficam cada vez mais "pop". 

PUBLICIDADE

Realizado ininterruptamente desde 1999, foi criado por pelo músico e produtor Bruno Maia, que até recentemente oiderada a ótima banda mineira de folk metal Tuatha de Danann e hoje tem o ppróprio projeto musical, o Braia. A edição de 2011, a 13ª, tem o apoio da Cangaço Produções, que está selecionando as bandas para a edição deste ano.

Apesar da fama de underground, o Roça in Roll é um dos eventos musicais de rock pesado da América Latina. Já recebeu atrações internacionais do porte de Martin Walkyer, que foi durante anos líder do Sabbat e depois do Skyclad, excelente banda de folk metal inglesa.

"O Roça é um festival fantástico, que mosyra ser possível fazer rock pesado e de qualidade fora das capitais brasileiras. É um espaço maravilhoso para qualquer banda mopstrar o seu trabalho e até mesmo conseguir contratos", disse Vítor Rodrigues, vocalista do Torture Squad, que se apresentou no festival em 2010.

 Foto: Estadão

Para participar, grupos de rock e metal devem enviar material promocional (CD, DVD, release etc) até o dia 25 de março para o endereço rua Belo Horizonte, 237- Jardim Andere - Varginha-MG - CEP 37006-370.

Publicidade

Bandas que enviaram material para as seletivas 2009 e 2010 estão automaticamente inscritas na seleção 2011. "Temos todos os CDs arquivados e catalogados. Dessa forma, os grupos não precisam enviar o mesmo material, com exceção de trabalhos lançados após as seletivas passadas", explica Bruno Maia, da Cangaço Produções.

Todo material será reavaliado por uma comissão formada por músicos, jornalistas e produtores culturais especializados no estilo. Serão selecionadas quatro bandas e o resultado será divulgado no dia 4 de abril no site oficial do evento.

O Roça 'n' Roll deste ano vai ser realizado de 23 a 25 de junho, no feriado de Corpus Christi. O local continua a Fazenda Estrela, na zona rural de Varginha.  "A 13ª edição do Roça promete ser a maior da história do festival. Queremos oferecer o melhor para o público em relação à estrutura e atrações", afirma Bruno Maia, em comunicado distribuído à imprensa.

A programação oficial deve ser divulgada em abril. Além dos shows, o Roça 'n' Roll vai oferecer atividades culturais e recreativas, como torneio de truco, torneio de guitar hero, exposições, entre outras.

O Roça 'n' Roll 2011 conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Varginha, Fundação Cultural do Município de Varginha, COMIC -Conselho Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Outras informações em breve no site:www.rocainroll.com

Publicidade

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/EqIUX4k5T4c" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/Xl5pv6aNLxY" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.